Ontopsicologia

Psicossomática

Etimologia

A palavra “psicossomática” é formada pela combinação das raízes gregas ψυχή (psykhé) e σομα (soma) = corpo.

Significado

“Psicossomática” expressa a ideia de uma unidade entre alma e corpo, onde alterações no funcionamento ou estrutura do corpo são causadas exclusivamente por processos psíquicos.

Refere-se à constante correlação entre o histórico pessoal de um indivíduo e sua saúde, destacando a sincronia entre aspectos psicológicos e corporais.

A disciplina da psicossomática explora as interações complexas entre processos mentais e manifestações físicas. Na prática, o termo descreve a relação de causa e efeito entre fenômenos psíquicos e sintomas físicos.

Em Ontopsicologia, Meneghetti destaca o conceito de unidade hilemórfica (matéria = corpo, forma = alma) que é a unidade de ação homem.

Mais especificamente significa alteração orgânica funcional ou estrutural com causalidade exclusivamente psíquica. Indica a multiplicidade das interações entre causalidade psíquica e resultado orgânico.

De forma abrangente, pode-se dizer que para Meneghetti, tudo é psicossomático, no sentido que antes de desdobrar-se na energia, todo ato é primeiro intencionalidade psíquica.

Ver também

Aulas de Ontopsicologia

Referências

  1. MENEGHETTI, Antonio. Psicossomática na ótica ontopsicológica. Recanto Maestro: Ontopsicologica Ed, 2005. ISBN 85-86417-01-7
  2. MENEGHETTI, Antonio. Dizionario di Ontopsicologia. Roma: Psicologica Editrice, 2001. ISBN 88-86766-75-0
  3. ROMIZI, Renato. Greco antico. Vocabolario Greco Italiano Etimologico e Ragionato. Bologna: Zanichelli, 2006. ISBN 88-08-08915-0
  4. BONOMI, Francesco. Vocabolario Etimologico, disponível em <etimo.it>

Voltar para Guia da Ontopsicologia