Ontopsicologia

Dinâmica

Dinâmica

Etimologia

Grego δυναμις = força ativa, potência, capacidade de efetuar, poder em movimento.

Significado

No Dizionario di Ontopsicologia, Meneghetti define o termo dinâmica como:

Força ou energia com impulso. Quântico com direção. Difere da energia enquanto, previamente, já contém a direção, portanto, já configura uma ação por espaço e tempo.

O termo dinâmica passou a se referir ao estudo do movimento e das forças que o causam ou o influenciam.

Em uma perspectiva mais ampla, a dinâmica também se relaciona com as interações complexas entre diversos elementos em um sistema, incluindo mudanças ao longo do tempo e os padrões emergentes resultantes dessas interações.

Na física, a dinâmica descreve como os corpos se movem e interagem uns com os outros, enquanto em áreas como a psicologia e a sociologia, ela pode se referir aos processos de mudança e desenvolvimento em indivíduos e grupos.

Dinâmica Psíquica

O termo “dinâmica” passou a ser adotado por analogia seja por Freud, mas também posteriormente por Jung e outros grandes investigadores acerca do ser humano, no contexto da ideia de uma “dinâmica psíquica” ou “dinâmica psicológica”, indicando forças que atuam e produzem efeitos mas cujas causas fazem parte do domínio invisível da psique.

Em Ontopsicologia também é frequente a utilização da expressão “dinâmica psíquica”, para indicar a resultante dos diversos pontos-força de um contexto sob análise, porém, é no contexto da dinâmica da existência que o termo aporta uma grande inovação.

A dinâmica do homem, na visão ontopsicológica, engloba duas correntes principais: uma seguindo a lógica natural da vida (Em Si ôntico) e outra influenciada pelo mecanismo desorganizador chamado monitor de deflexão.

O monitor de deflexão pode causar uma distorção na percepção e funcionamento psíquico do indivíduo, levando a discrepâncias em relação à identidade orgânica e à funcionalidade natural da pessoa.

A Ontopsicologia, ao identificar e abordar essas dinâmicas, propõe métodos para reconciliar o Eu do sujeito com o seu Em Si ôntico, que é uma forma de identidade mais autêntica e menos influenciada por fatores externos ou socioculturais

Ver também

Aulas de Ontopsicologia

Referências

  1. MENEGHETTI, Antonio. Dizionario di Ontopsicologia. Roma: Psicologica Editrice, 2001. ISBN 88-86766-75-0
  2. MENEGHETTI, Antonio, Manuale di Ontopsicologia, Roma: Psicologica Editrice, 2008. ISBN 88-89391-35-9
  3. ROMIZI, Renato. Greco antico. Vocabolario Greco Italiano Etimologico e Ragionato. Bologna: Zanichelli, 2006. ISBN 88-08-08915-0
  4. BONOMI, Francesco. Vocabolario Etimologico, disponível em <etimo.it>

Voltar para Guia da Ontopsicologia