Ontopsicologia

Constante H

Etimologia e composição

Latim costantem, particípio passado de costare = estar junto, estar parado, permanecer invariável,

Latim Homo = homem, sendo utilizada apenas a letra inicial H.

Significado

A expressão Constante H é específica da Ontopsicologia e não se confunde com a constante de Plank, que por sua vez é indicada pela letra “h” minúscula e se refere a uma constante física.

A Contante H é definida por Meneghetti como a intencionalidade de natureza no específico humano, a forma que especifica a energia elementar ou existencial do Em Si ôntico humano.

Para compreender o significado, é preciso partir do fato de que o ser humano é o resultado ou produto da natureza, entendida como aquilo que nasce da ação da vida, e suas leis universais. Tipicamente se utiliza o termo intencionalidade para falar da atividade psíquica de um indivíduo, mas e a natureza propriamente dita, teria uma sua específica intencionalidade?

Em Ontopsicologia, a resposta para essa pergunta é “sim”. O nosso modo de ser humanos é apenas um dos infinitos modos especificados pela natureza: peixe, leão, ave, estrela etc.

Ademais, o que de fato caracteriza e especifica um ser humano na natureza? O que permanece constante, se buscarmos a sua essência e não os elementos acidentais?

Veremos que o que resta constante para além de todas as variáveis da fenomenologia humana é a forma do seu ser, sua ação e sua inteligência, que individuam e especificam o humano enquanto tal e o distinguem de todas as outras formas e modos de existir.

O ser do ser humano individual é o seu Em Si ôntico. Já a forma geral do Em Si ôntico humano é dada pela Constante H.

Ver também

Aulas de Ontopsicologia

Referências

  1. MENEGHETTI, Antonio. Dizionario di Ontopsicologia. Roma: Psicologica Editrice, 2001. ISBN 88-86766-75-0
  2. MENEGHETTI, Antonio, Manuale di Ontopsicologia, Roma: Psicologica Editrice, 2008. ISBN 88-89391-35-9
  3. MABILIA, Valentina, MASTANDREA, Paolo, il Primo latino. Bologna: Zanichelli, 2015. ISBN 88-08337-15-4
  4. BONOMI, Francesco. Vocabolario Etimologico, disponível em <etimo.it>

Voltar para Guia da Ontopsicologia