Ontopsicologia

Vida

Imagem mitológica de um vaso Etrusco. Representa, do lado direito, o Sistema Digestório, nosso primeiro cérebro. E atrás, o Sistema Nervoso Central, nosso segundo cérebro. A imagem lembra, anatomicamente, o que vai acontecer na formação de um ser humano. Conforme aula Embriologia: Filogênese e Ontogênese, com Prof. Dr. Ricardo Ghelman.

Etimologia

O termo “vida” tem suas raízes etimológicas no latim vis, que significa força, e no grego τίθημι, que se traduz como “colocar, construir, estabelecer”. Assim, “vida” pode ser interpretada como “o lugar da força”. Além disso, no verbo “viver”, há o radical latino “ruere“, que está relacionado ao grego “ρεος” (correr), indicando a ideia de “correr como força (particular) dentro da força (geral)

Sânscrito जीव (jīvá) refere-se à “vida”, “ser vivo” ou “alma” intimamente ligada à ideia de vitalidade e existência.

Aramaico חַיָּא (hayyā) “vida” ou “ser vivo” ter vitalidade.

Significado

Capacidade da vida de se mover por si só em direção a um objetivo intrínseco. Tem uma direção própria, uma finalidade interna que a impulsiona. Trata-se de uma força dinâmica, que busca alcançar um propósito em nível individual e mais amplo, conexo ao todo.

Visão Científica

Na Física e na Biologia, a vida é geralmente definida por um conjunto de características que incluem organização, metabolismo, crescimento, adaptação, resposta a estímulos e reprodução.

A vida é entendida como um sistema complexo e dinâmico que mantém a homeostase enquanto utiliza energia para crescer, se desenvolver e se reproduzir.

As ciências naturais estudam os processos bioquímicos e biológicos que sustentam os organismos vivos, enfatizando a importância da evolução e da interação com o meio ambiente.

Visão Filosófica

Na filosofia, a vida é objeto de inúmeras interpretações. Desde a perspectiva existencialista de Sartre, que enfatiza a liberdade e a responsabilidade humana, até a concepção vitalista, que atribui uma força vital inerente aos seres vivos além das explicações puramente mecânicas.

Arendt, por exemplo, distingue entre “vida biológica” (bios) e “vida humana” (zoe), abordando questões de sobrevivência e o significado de viver dentro de contexto social.

Visão Espiritual

No âmbito espiritual, muitas tradições veem a vida como um dom ou uma manifestação do divino. Religiões e filosofias orientais como o Hinduísmo e o Budismo incluem conceitos como “Atman” (alma) e “Prana” (força vital). O Cristianismo, por outro lado, valoriza a vida como uma criação de Deus, dotada de propósito e dignidade inerente.

Visão em Ontopsicologia

Em Ontopsicologia, a vida é definida como “semovência autônoma a um intrínseco fim no particular e no total”.

Isto significa que a vida é vista como um movimento autônomo que se orienta para um objetivo intrínseco, tanto individual quanto total.

Antonio Meneghetti, fundador da Ontopsicologia, estabelece que a vida é uma dinâmica de energia contínua e intencional dentro de um contexto de desenvolvimento pessoal e realização. Ele distingue a vida como uma força que se manifesta em vetores de energia, que são dirigidos conforme a intencionalidade do “Em Si ôntico” (a essência do ser).

Conclusão

A integração dos diversos campos de estudo nos oferece uma visão multidimensional da vida:

  1. Etimologia: A força fundamental e a energia em movimento.
  2. Ciência: Sistemas complexos que mantêm homeostase e se adaptam ao meio ambiente.
  3. Filosofia: Questões de existência, liberdade e propósito.
  4. Espiritualidade: Manifestação do divino e a busca de sentido e conexão.
  5. Ontopsicologia: A vida como um movimento autônomo e intencional, direcionado pela energia fundamental do ser.

Estas visões se complementam ao sugerirem que a vida é não apenas um fenômeno biológico mas também um processo de desenvolvimento contínuo, orientado por forças tanto internas quanto externas, visando um estado de realização e autenticidade.

Na Ontopsicologia, essa compreensão se aprofunda ao se focar na intencionalidade e nas metas intrínsecas da existência, destacando a busca pela autoconstrução e pelo sucesso integral do indivíduo.

Ver também

Aulas de Ontopsicologia

Referências

  1. MENEGHETTI, Antonio. A Arte de Viver dos Sábios. 4 ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Ed, 2009. ISBN 978-85-88381-46-9
  2. MENEGHETTI, Antonio. Dizionario di Ontopsicologia. Roma: Psicologica Editrice, 2001. ISBN 88-86766-75-0
  3. ROMIZI, Renato. Greco antico. Vocabolario Greco Italiano Etimologico e Ragionato. Bologna: Zanichelli, 2006. ISBN 88-08-08915-0
  4. MABILIA, Valentina, MASTANDREA, Paolo, il Primo latino. Bologna: Zanichelli, 2015. ISBN 88-08337-15-4
  5. BONOMI, Francesco. Vocabolario Etimologico, disponível em <etimo.it>

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