Etimologia dos Termos
Visão
Grego ὄψις (ópsis), derivada do verbo ὁράω (horáō), que significa “ver”. No contexto filosófico, ὄψις pode se referir tanto à percepção sensorial quanto a uma visão interna ou entendimento.
Latim visio do verbo “videre”, que significa “ver”. “Visio” pode se referir à capacidade de ver com os olhos, bem como a uma visão mental ou imaginação.
Sânscrito दर्शन (darśana) significa “visão” ou “percepção”. No contexto espiritual e filosófico do sânscrito, “dṛṣṭi” também pode se referir à percepção espiritual ou insight.
Aramaico חֶזְיוֹן (ḥeẕyōn), refere-se a visões proféticas ou revelações.
Ôntico
Grego ὄντος (ontos) genitivo do particípio presente do verbo grego εἰμί (eimi), “ser”. Pode ser usado para denotar “aquilo que é”, referindo-se à existência ou realidade. Frequentemente usada em contextos filosóficos e espirituais para descrever a visão interna ou compreensão profunda.
Aramaico רָאִי (ra’iy), que pode ser traduzida como visão, percepção, compreensão intuitiva, conhecimento espiritual.
Significado
A visão ôntica, conforme a Ontopsicologia, é definida como “um saber total por evidência interna”. Este conceito se baseia na coincidência imediata com o ser, não mediada por fenômenos externos. A etimologia do termo provém do grego “ὄντος” (ontos), o qual é o genitivo do particípio presente do verbo “εἰμί” (ser), indicando algo que participa intrinsecamente do ser.
Em Ontopsicologia, a visão ôntica refere-se à capacidade do indivíduo de atingir uma coincidência direta com o ser total ou universal. Esse estado é alcançado quando a lógica do Eu coincide plenamente com a lógica do Em Si ôntico, permitindo que o sujeito atue conforme a totalidade do ser, alcançando um estado que Meneghetti chama de “graça do ser”[2]``[3]
.
Outras Correntes Filosóficas
Heidegger e a Questão do Ser
Em correntes filosóficas como o Existencialismo de Martin Heidegger, a questão do ser é central. Heidegger distingue entre “ontológico” (relativo ao estudo do ser como ser) e “ôntico” (referindo-se à existência concreta de entes particulares).
Nesse sentido, o enfoque de Heidegger sobre a compreensão existencial do ser (Dasein), onde o ser humano tem uma abertura ontológica ao ser total, assemelha-se à noção de visão ôntica da Ontopsicologia.
Husserl e a Intuição Eidética
Edmund Husserl, fundador da fenomenologia, introduz por sua vez a ideia de intuição eidética, onde se conhece a essência das coisas diretamente, sem mediação.
A visão ôntica da Ontopsicologia também poderia ser comparada à intuição eidética de Husserl, pois ambos se concentram na coincidência direta com a essência do ser.
Zen Budismo e a Experiência Direta da Realidade
Dentro das tradições espirituais, o Zen Budismo enfatiza a experiência direta da realidade além das construções mentais. A visão ôntica compartilha uma semelhança com o satori (iluminação) no Zen, onde a mente transcende as dualidades e as concepções fenomênicas, vivenciando o real em sua pureza.
Relação com Outros Conceitos
Consciência Ôntica
Dentro da Ontopsicologia, a consciência ôntica é a percepção transcendente de si mesmo para além dos fatos existenciais e históricos, atingindo um estado de conhecimento por evidência interna. É um estado em que o ser humano se torna consciente de sua totalidade e integralidade.
Nexo Ontológico
Um conceito central da Ontopsicologia é o nexo ontológico, que designa um conhecimento operante que implica a reversibilidade entre símbolo e realidade, destacando a origem psicossomática da ação e da intenção do ser humano. Este conceito ressalta a interconexão entre a percepção subjetiva e a realidade objetiva.
Conclusão
A visão ôntica da Ontopsicologia é um conceito que integra a evidência interna e a coincidência direta com o ser total.
Em outras abordagens filosóficas e espirituais existem conceitos que se aproximam, em particular com a intuição direta da essência em Fenomenologia, e a experiência espiritual direta.
No cerne, a visão ôntica destaca-se como um estado de ser que transcende as limitações do fenômeno e da condição existencial, propondo um conhecimento absoluto e integral do ser, o seja, a visão ôntica implica um conhecimento completo e profundo obtido através de uma evidência interna ou intrínseca, uma compreensão que vai muito além da percepção superficial, alcançando uma apreensão mais fundamental da realidade.
Além disso, essa forma de conhecimento é descrita como uma “visão interior” porque transcende a percepção externa dos fenômenos e penetra na essência das coisas.
Portanto, uma compreensão que se baseia na coincidência noumênica, ou seja, na apreensão direta da realidade em si mesma, não mais mediada pela aparência fenomênica.
Ver também
Aulas de Ontopsicologia
- Aula 01 – Introdução à Ontopsicologia
- Aula 18 – Em Si ôntico e as 15 características
- Aula 19 – Em Si ôntico
- Aula 37 – A Intuição segundo a Ontopsicologia
- Aula 39 – Fenomenologia e Ontopsicologia
- Ver todas as aulas de Ontopsicologia disponíveis
Referências
- MENEGHETTI, Antonio. Dizionario di Ontopsicologia. Roma: Psicologica Editrice, 2001. ISBN 88-86766-75-0
- ROMIZI, Renato. Greco antico. Vocabolario Greco Italiano Etimologico e Ragionato. Bologna: Zanichelli, 2006. ISBN 88-08-08915-0
- MABILIA, Valentina, MASTANDREA, Paolo, il Primo latino. Bologna: Zanichelli, 2015. ISBN 88-08337-15-4
- BONOMI, Francesco. Vocabolario Etimologico, disponível em <etimo.it>
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