Etimologia
Latim tras / trans e ducere, que significa conduzir através ou além. O prefixo “trans” implica movimento ou mudança de um estado para outro, também pode sugerir a ideia de transcendência ou ultrapassagem de limites, transferência de uma informação ou forma.
Significado
Na Física, “transdução” é um termos tipicamente utilizado na expressão “transdução energética”, que se refere à transformação de um tipo de energia em outro, geralmente realizada por dispositivos ou estruturas – mecânicas ou biológicas – específicas. Isso envolve a conversão de energia de um modo para outro, como por exemplo, energia elétrica em mecânica, acústica em elétrica, gravitacional em cinética etc.
Na Ontopsicologia, o termo “transdução” é usado na expressão “transdução informática”, em referência ao movimento ou deslocamento de uma informação ou forma sem transferência de energia. Quando a informação chega ao novo contexto energético, implica numa mudança na estrutura ou na organização da energia. As eventuais alterações energéticas são posteriores à transdução informática e são efeitos dessa nova informação.
Portanto, na Ontopsicologia, transdução implica na transmissão de um código, imagem ou forma que estrutura a emoção ou experiência de algo vivo.
Ver também
Aulas de Ontopsicologia
- Aula 06 – Campos de Informação
- Aula 07 – Teoria Base do Campo Semântico
- Aula 08 – Demonstração Científica do Campo Semântico
- Aula 15 – Bioenergia e Biocampos
- Aula 27 – Instrumentos de Análise e Diagnose e o Teste 6 Desenhos
- Aula 40 – A vida e as idéias de David Bohm
- Ver todas as aulas de Ontopsicologia disponíveis
Referências
- AZEVEDO, Erico. Is there an information field in the lifeworld? Empirical approach with physical distance and Faraday shielding to test a non-local communication phenomenon with human beings. Tese de Douturado em Egenharia Elétrica, 2020. FEEC/UNICAMP.
- AZEVEDO, Erico, O método ontopsicológico na clínica psicológica contemporânea. Tese de Doutorado em Psicologia, 2017. PUC/SP.
- MENEGHETTI, Antonio. Campo semantico. Roma: Psicologica Editrice, 2005.
- MENEGHETTI, Antonio. Dizionario di Ontopsicologia. Roma: Psicologica Editrice, 2001. ISBN 88-86766-75-0
- MENEGHETTI, Antonio. Manuale di Ontopsicologia. Roma: Psicologica Editrice, 2008. ISBN
- MENEGHETTI, Antonio. Imagine alfabeto dell’energia. Roma: Psicologica Editrice, 2010. ISBN
- ROMIZI, Renato. Greco antico. Vocabolario Greco Italiano Etimologico e Ragionato. Bologna: Zanichelli, 2006. ISBN 88-08-08915-0
- BONOMI, Francesco. Vocabolario Etimologico, disponível em <etimo.it>
Voltar para Guia da Ontopsicologia