Ontopsicologia

Transdutor

Etimologia

Latim tras / trans e ducere, que significa conduzir através ou além. O prefixo “trans” implica movimento ou mudança de um estado para outro, também pode sugerir a ideia de transcendência ou ultrapassagem de limites, transferência de uma informação ou forma.

Significado

Na Física, “transdução” é um termos tipicamente utilizado na expressão “transdução energética”, que se refere à transformação de um tipo de energia em outro, geralmente realizada por dispositivos ou estruturas – mecânicas ou biológicas – específicas. Isso envolve a conversão de energia de um modo para outro, como por exemplo, energia elétrica em mecânica, acústica em elétrica, gravitacional em cinética etc.

Na Ontopsicologia, o termo “transdução” é usado na expressão “transdução informática”, em referência ao movimento ou deslocamento de uma informação ou forma sem transferência de energia. Quando a informação chega ao novo contexto energético, implica numa mudança na estrutura ou na organização da energia. As eventuais alterações energéticas são posteriores à transdução informática e são efeitos dessa nova informação.

Portanto, na Ontopsicologia, transdução implica na transmissão de um código, imagem ou forma que estrutura a emoção ou experiência de algo vivo.

Ver também

Aulas de Ontopsicologia

Referências

  1. AZEVEDO, Erico. Is there an information field in the lifeworld? Empirical approach with physical distance and Faraday shielding to test a non-local communication phenomenon with human beings. Tese de Douturado em Egenharia Elétrica, 2020. FEEC/UNICAMP.
  2. AZEVEDO, Erico, O método ontopsicológico na clínica psicológica contemporânea. Tese de Doutorado em Psicologia, 2017. PUC/SP.
  3. MENEGHETTI, Antonio. Campo semantico. Roma: Psicologica Editrice, 2005.
  4. MENEGHETTI, Antonio. Dizionario di Ontopsicologia. Roma: Psicologica Editrice, 2001. ISBN 88-86766-75-0
  5. MENEGHETTI, Antonio. Manuale di Ontopsicologia. Roma: Psicologica Editrice, 2008. ISBN
  6. MENEGHETTI, Antonio. Imagine alfabeto dell’energia. Roma: Psicologica Editrice, 2010. ISBN
  7. ROMIZI, Renato. Greco antico. Vocabolario Greco Italiano Etimologico e Ragionato. Bologna: Zanichelli, 2006. ISBN 88-08-08915-0
  8. BONOMI, Francesco. Vocabolario Etimologico, disponível em <etimo.it>

Voltar para Guia da Ontopsicologia