Ontopsicologia

Resultado

Etimologia

Latim resultare do verbo resulto que significa “rebater” ou “responder”. O prefixo “re-” indica repetição ou movimento para trás, enquanto “salto” indica uma ação de saltar. Portanto, “resultado” tem a ideia de algo que surge como uma resposta ou consequência de uma ação ou situação anterior.

Significado

Refere-se ao produto ou efeito de uma ação, experimento ou processo. O que é obtido como consequência de um conjunto específico de ações ou situações.

Na Filosofia pode se relacionar com questões de causalidade, determinismo e livre-arbítrio, entre outros temas.

No âmbito científico, o termo “resultado” pode ser visto como uma manifestação tangível de uma série de eventos ou como uma indicação do funcionamento de leis naturais ou princípios fundamentais.

Em Ontopsicologia, o “resultado” da vida de um sujeito, em sentido integral, se constitui em um dos seis canais de diagnose utilizados.

Através dos resultados é possível verificar se um sujeito está agindo bem, ou seja, se está impostando a própria vida de modo “certo” (não em sentido moral, mas em sentido ôntico).

Em síntese, pode-se verificar por meio dos resultados, se o Eu lógico histórico do sujeito é capaz de gerir a própria existência em conformidade à lógica do Em Si ôntico.

Ver também

Aulas de Ontopsicologia

Referências

  1. MENEGHETTI, Antonio, Manuale di Ontopsicologia, Roma: Psicologica Editrice, 2008. ISBN 88-89391-35-9
  2. MENEGHETTI, Antonio. Imagem e Inconsciente. 4 ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editrice, 2011. ISBN 85-88293-01-3
  3. MENEGHETTI, Antonio. Dizionario di Ontopsicologia. Roma: Psicologica Editrice, 2001. ISBN 88-86766-75-0
  4. BONOMI, Francesco. Vocabolario Etimologico, disponível em <etimo.it>

Voltar para Guia da Ontopsicologia