Ontopsicologia

Residence

Residence Ontopsicológico de autenticação organizado pela ORIONT, em um momento de análise de sonhos e imagogias.

Significado

A palavra “residence” se refere à residencia por se tratar de um retiro de três a sete dias, como uma imersão, dirigido a grupos selecionados de pessoas, durante o qual é efetuada uma verificação existencial.

Introdução

O instrumento de intervenção “Residence” é uma prática essencial na metodologia ontopsicológica desenvolvida por Antonio Meneghetti, sendo o formato preferido por incluir um conjunto de instrumentos de autenticação devidamente ordenados.

É um estágio de imersão total que busca alinhar o Eu lógico-histórico do indivíduo com o Em Si ôntico, promovendo uma verificação existencial e uma transformação profunda por meio de atividades planejadas e um ambiente cuidadosamente construído.

Este artigo visa descrever a definição, características, metodologia, tipos e resultados esperados do Residence.

Definição

O Residence é um estágio full-immersion de três a sete dias, dirigido a grupos selecionados, durante o qual é efetuada uma verificação existencial dos participantes por um condutor Ontopsicólogo.

Este instrumento combina aspectos psicossociais e ambientais, e é estruturado para ajudar os participantes a realizarem um Eu lógico-histórico mais congruente com seu verdadeiro ser, ou seja, autêntico e também funcional dentro do espaço comunitário onde convivem.

Características

  1. Pureza Espacial: O ambiente do Residence deve ser um microcosmo completo, que integra o espaço físico e psicológico dos participantes. Cada detalhe do ambiente deve ser cuidadosamente preparado para promover o alinhamento entre o Eu lógico-histórico e o Em Si ôntico.
  2. Integração Social e Individual: Os participantes são inseridos em um contexto social que permite a interação e o desenvolvimento pessoal, sempre respeitando a individualidade e as necessidades de cada um.
  3. Atividades Planejadas: Inclui atividades práticas, científicas, clínicas, manuais, esportivas e hedonísticas, equilibradas entre si para estimular os clientes de maneira holística.

Metodologia

Fases de Desenvolvimento

  1. Análise Psicológica: Especifica a condição psicológica inicial dos participantes e identifica áreas que necessitam intervenção.
  2. Ambiente Controlado: Criação de um espaço ecologicamente sadio e culturalmente humanista adequado para o desenvolvimento das atividades.
  3. Convivência com o Psicoterapeuta: Participação em atividades práticas e sessões para promoção da metanóia (retorno à essência) dirigidas por um psicoterapeuta especializado no método ontopsicológico.
  4. Reinserção Existencial: Reconduzir o indivíduo ao seu ponto fundante, sua intencionalidade de natureza, liberando uma enorme capacidade de realização pessoal.

Tipos de Residence

  1. Residence Clínico-Terapêutico: Dirigido a indivíduos que sofrem de males psíquicos e psicossomáticos graves. Foca em cortar a “infecção” dinâmica derivada do ambiente patógeno, tipicamente o familiar.
  2. Residence de Autenticação: Tem como objetivo reconstruir a unidade entre o Em Si ôntico e o Eu psicológico, verificando a congruência entre ações, pensamentos e escolhas dos participantes.
  3. Residence de Liderança: Aplicado em níveis de lidernça empresarial, científico, artístico, é voltado para indivíduos que escolhem ser líderes em constante evolução. Foca em potencializar a eficiência e a liderança autêntica.
  4. Residence Ecológico: Promove a interação equilibrada entre o homem e o ambiente, permitindo uma experiência de regeneração e integração orgânica com a natureza.

Resultados Esperados

A principal vantagem de um Residence bem-sucedido é uma satisfação global que se manifesta em vários aspectos da vida dos participantes, incluindo trabalho, saúde, amizade, inteligência, e bem-estar emocional e econômico.

Os efeitos positivos incluem uma maior coerência de ação, uma tomada de consciência lúcida e um tempo de maturação que ajuda os participantes a integrarem as mudanças em suas vidas diárias.

Conclusão

O Residence, como instrumento de intervenção da Ontopsicologia, oferece uma abordagem completa para promover mudanças profundas e sustentáveis na vida dos participantes.

Ao equilibrar a análise psicológica detalhada com atividades práticas e um ambiente cuidadosamente construído, o Residence ajuda os indivíduos a se realinharem com seu núcleo essencial, promovendo a realização pessoal e profissional de maneira holística e integrada

Ver também

Aulas de Ontopsicologia

Referências

  1. MENEGHETTI, Antonio. Residence Ontopsicológico. 3 ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Editrice, 2005
  2. MENEGHETTI, Antonio. Dizionario di Ontopsicologia. Roma: Psicologica Editrice, 2001. ISBN 88-86766-75-0
  3. MENEGHETTI, Antonio. Manuale di Ontopsicologia. Roma: Psicologica Editrice, 2008. ISBN

Voltar para Guia da Ontopsicologia