Estrutura da palavra
Meneghetti utilizou os seguintes radicais gregos para cunhar o termo “psicotea”: grego ψυχή = sopro, alma, psique. Θεάαομαι = manifestar, ρέο = escorrer. ανήρ – ανδρός = homem. Significa a cena como a psique escorre.
Introdução
A Psicotea é um instrumento de intervenção desenvolvido dentro do contexto da Ontopsicologia, criada por Antonio Meneghetti.
Diferente de outras modalidades como o teatro e o psicodrama, a Psicotea é uma ferramenta única que combina elementos teatrais com uma metodologia específica da Ontopsicologia.
Este breve resumo explora a definição, metodologia, fases de desenvolvimento e resultados esperados desse instrumento inovador.
Definição
A Psicotea é uma projeção psicoambiental construída cênica e teatralmente com o objetivo de precisar aos espectadores a linha de ação de um complexo psicológico e operar a sua ab-reação.
Em termos mais simples, a Psicotea representa como a psique age e faz fenomenologia através de uma performance teatral de aproximadamente uma hora. Esta manifestação livre do inconsciente é dirigida e supervisionada por um condutor especializado.
Características
- Sentido Cômico: A Psicotea frequentemente faz rir, utilizando o humor como uma forma de facilitar a ab-reação.
- Espontaneidade: As sequências e frases são criadas espontaneamente durante a ação, com apenas um vago roteiro inicial.
- Ritmo Vivo e Rápido: A ação da Psicotea é dinâmica e rápida.
- Objetividade Descoberta pelo Sujeito: Através da participação, o sujeito descobre aspectos objetivos de si mesmo que anteriormente registrava como subjetividade voluntária
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Metodologia
Fases de Desenvolvimento
- Representação Cênica: Uma ação psicológica é representada em uma cena teatral com a participação de atores selecionados.
- Contra-Análise Racional: Após a representação cênica, ocorre uma discussão e análise racional entre os atores e o público.
- Revisão Filmada (opcional): A Psicotea pode ser filmada e revista posteriormente nos mínimos detalhes para uma
Necessidades da Direção
O condutor da Psicotea deve ter duas formações culturais essenciais:
- Cultura Teatral: Conhecimento profundo dos elementos teatrais, como direção, cenografia, tempos e ritmos.
- Ótica Ontopsicológica: Conhecimento do Em Si ôntico, do monitor de deflexão, do campo semântico e das diversas estratégias dos complexos.
Resultados Esperados
A Psicotea proporciona uma catarse com um duplo enfoque: terapêutico e psicopedagógico.
Os participantes adquirem uma nova visão de seus comportamentos e complexos, levando a uma possível modificação consciente do próprio comportamento.
A ab-reação facilitada pela Psicotea pode levar à decisão consciente de modificar o próprio comportamento, promovendo a saúde e o bem-estar do sujeito.
Além disso, oferece uma compreensão pedagógica de como funcionam os próprios estereótipos e roteiros existenciais, permitindo ao indivíduo a escolha entre continuar sendo um “fantoche” dos estereótipos ou assumir a direção do próprio teatro existencial.
Conclusão
A Psicotea, como instrumento de intervenção da Ontopsicologia, se diferencia por sua abordagem única que combina elementos teatrais com uma análise científica da intencionalidade psíquica.
Ao facilitar a expressão livre do inconsciente e proporcionar uma análise racional e revisional, promove uma profunda introspecção e potencial transformação dos participantes, diferenciando-se de outras técnicas terapêuticas por sua profundidade e eficácia
Ver também
- Psicoterapia individual e de grupo
- Consultoria de Autenticação
- Cinelogia
- Consultoria Empresarial
- Imagogia
- Residence
- Psicotea
- Melolística e Melodance
- Hidromúsica Solar
- Isomaster
Aulas de Ontopsicologia
- Aula 27 – Instrumentos de Análise e Diagnose e o Teste 6 Desenhos
- Aula 28 – Os Instrumentos de Intervenção da Ontopsicologia
- Ver todas as aulas de Ontopsicologia disponíveis
Referências
- MENEGHETTI, Antonio. Psicotea. Recanto Maestro: Ontopsicologica Ed, 2006. ISBN 978-85-88381-32-2
- MENEGHETTI, Antonio. Dizionario di Ontopsicologia. Roma: Psicologica Editrice, 2001. ISBN 88-86766-75-0
- ROMIZI, Renato. Greco antico. Vocabolario Greco Italiano Etimologico e Ragionato. Bologna: Zanichelli, 2006. ISBN 88-08-08915-0
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