Ontopsicologia

Ontologia

Etimologia

A palavra “ontologia” vem do grego ὄντος (ontos), genitivo de εἶναι (einai), que significa “ser”, e λογία (logia), que significa estudo ou discurso.

Latim Ontologia refere-se ao estudo do ser e das categorias fundamentais da realidade.

Sânscrito अस्तित्वशास्त्र (astitvaśāstra) a ciência da existência

Significado

A ontologia traduz-se literalmente como “o estudo do ser”.

De forma geral, a ontologia é o ramo da filosofia que estuda a natureza do ser, as categorias fundamentais da existência e seus modos de ocorrer.

Trata-se de uma reflexão sobre o que existe e como existe, o que compreende entidades, eventos, propriedades e relações na realidade.

Estudo do ser, do real e de qualquer fenômeno que ele apresente.

Ontologia e Ontopsicologia

Na Ontopsicologia, a ontologia refere-se ao estudo das lógicas do ser no plano da existência histórica. Ela é considerada uma ciência do discurso sobre o ser, descrevendo e entendendo o ser, seus modos e relações, assim como as próprias fenomenologias que dele decorrem.

A Ontopsicologia tem uma particular ênfase na ligação entre a ontologia e a individuação psicológica do ser, onde a compreensão ontológica está intrinsecamente conectada ao processo de construção e desenvolvimento pessoal, mas também dá fundamento à visão clínica e psicoterapeutica.

Assim, a prática ontopsicológica frequentemente envolve integrar insights ontológicos, colhidos a partir das fenomenologias do Em Si ôntico, para facilitar a autenticidade e a realização do “ser” individual.

Implicações Teóricas e Práticas

Conexões Práticas

  1. Intervenção Psicoterapêutica: A compreensão ontológica é aplicada na psicoterapia ontopsicológica para ajudar os indivíduos a realinharem seus modos de ser de acordo com uma autenticidade ontológica. Este processo é denominado “ontoterapia” ou psicoterapia de autenticação.
  2. Desenvolvimento Pessoal: O conhecimento ontológico é utilizado para conduzir as pessoas a uma maior compreensão de si mesmas e do mundo, promovendo uma vida mais harmoniosa e autêntica.

Implicações Teóricas

  1. Teoria do Conhecimento: A ontologia na ontopsicologia sugere que o conhecimento verdadeiro é derivado do entendimento profundo do ser, não apenas em termos de fenômenos externos, mas também em relação ao núcleo ontológico do próprio observador.
  2. Filosofia e Psicologia: A ontologia conecta-se profundamente com questões filosóficas sobre a existência e esferas psicológicas do entendimento do self, articulando uma relação complexa entre ser, conhecer e existir.

Em resumo, a ontologia dentro da Ontopsicologia serve como uma fundação teórica e prática para o entendimento mais profundo do ser, tanto em níveis filosóficos quanto nas aplicações práticas e instrumentos de análise e intervenção.

Ver também

Aulas de Ontopsicologia

Referências

  1. MENEGHETTI, Antonio. Dizionario di Ontopsicologia. Roma: Psicologica Editrice, 2001. ISBN 88-86766-75-0
  2. MENEGHETTI, Antonio. Manual de Ontopsicologia. 4 ed. rev. Recanto Maestro: Ontopsicologica Ed, 2010. ISBN 978-85-88381-52-0
  3. ROMIZI, Renato. Greco antico. Vocabolario Greco Italiano Etimologico e Ragionato. Bologna: Zanichelli, 2006. ISBN 88-08-08915-0
  4. MABILIA, Valentina, MASTANDREA, Paolo, il Primo latino. Bologna: Zanichelli, 2015. ISBN 88-08337-15-4
  5. BONOMI, Francesco. Vocabolario Etimologico, disponível em <etimo.it>
  6. Liddell, H. G., Scott, R., Jones, H. S., & McKenzie, R. (1996). A Greek-English Lexicon. Oxford: Clarendon Press.
  7. Lewis, C. T., & Short, C. (1879). A Latin Dictionary. Oxford: Clarendon Press.
  8. Monier-Williams, M. (1899). A Sanskrit-English Dictionary. Oxford: Clarendon Press.

Voltar para Guia da Ontopsicologia