Etimologia
Grego Μετά (metá) além, após, além de; φύσις (phýsis) natureza, Φυσικά (physiká) relativo à natureza, estudo da natureza. Além da física ou “após a física“, investigações de questões mais amplas sobre a natureza da realidade e do ser.
Latim Metaphysica estudo das questões que vão além da física, como a natureza da realidade, do ser, da mente, da existência e da causalidade.
Sânscrito अध्यात्मविद्या (adhyātmavidyā) conhecimento espiritual, estudo da natureza fundamental do ser e da consciência.
Significado
Na Filosofia é a área que se ocupa das questões fundamentais sobre a natureza da realidade, da existência, do ser, da mente, da causalidade e da espiritualidade. Explora temas que estão além da física e da ciência empírica, buscando compreender os princípios universais que governam a realidade.
Trata-se da racionalidade que se refere ao ser.
Na ontologia a metafísica busca compreender os princípios fundamentais que governam o universo e investiga temas como a natureza da substância (essência), da mente, da causalidade e da existência de Deus. Questões como: O que é a realidade última? O que é a existência? O que significa ser? Qual é a natureza da mente e da consciência?
Também explora temas como a relação entre mente e corpo, a natureza do tempo e do espaço, e a possibilidade do livre arbítrio.
A metafísica na ontologia trata das questões mais fundamentais e abrangentes sobre a natureza da realidade e do ser, buscando compreender os aspectos mais profundos e essenciais do universo e da existência.
Em Ontopsicologia é importante a noção de metafísica existencial, isto é, como podemos medir, mensurar, raciocinar o ser na existência, pois considera-se que todo ser humano é uma história metafísica. Para isso, Meneghetti individua o conceito do Em Si ôntico e suas 15 características, ou projeções fenomenológicas, bem como seu método de análise das imagens e fantasia onírica.
Referências
- MENEGHETTI, Antonio. Fundamentos de Filosofia. São Paulo: Ontopsicologica Editrice, 2005. ISBN 978-85-88381-21-4
- MENEGHETTI, Antonio, Manuale di Ontopsicologia, Roma: Psicologica Editrice, 2008. ISBN 88-89391-35-9
- MENEGHETTI, Antonio. Dizionario di Ontopsicologia. Roma: Psicologica Editrice, 2001. ISBN 88-86766-75-0
- Grego Antigo: Liddell, H. G., Scott, R., Jones, H. S., & McKenzie, R. (1996). A Greek-English Lexicon. Oxford: Clarendon Press.
- Latim: Lewis, C. T., & Short, C. (1879). A Latin Dictionary. Oxford: Clarendon Press.
- Sânscrito: Monier-Williams, M. (1899). A Sanskrit-English Dictionary. Oxford: Clarendon Press.
Voltar para Guia da Ontopsicologia