Etimologia
Latim “logica” vem de “logos”, que tem vários significados, incluindo “palavra”, “razão”, “pensamento” e “discurso”. Assim, a lógica está intrinsecamente ligada à ideia de raciocínio e ordenação do pensamento.
Grego antigo “logikḗ”, “Logos” tem uma rica história filosófica que remonta aos pré-socráticos, como Heráclito e Parmênides, e foi posteriormente desenvolvido por filósofos como Platão e Aristóteles. Ele abrange uma gama de significados, incluindo “palavra”, “razão”, “pensamento” e “discurso”, e é fundamental para a compreensão da lógica e do raciocínio na filosofia grega.
Sânscrito a noção de “nyāya” pode ser relacionada à lógica. Trata-se de uma das seis escolas ortodoxas da filosofia indiana e se dedica ao estudo do raciocínio válido (anumāna) argumentação e inferência. Embora não corresponda diretamente à palavra “lógica”, o nyāya desempenha um papel semelhante na tradição filosófica indiana ao investigar os princípios do pensamento racional e a validade dos argumentos.
Significado
A lógica investiga os princípios e métodos que guiam o raciocínio válido e a argumentação coerente.
Ela busca identificar as leis formais do pensamento, incluindo dedução, indução e inferência, visando a determinar as estruturas e padrões que tornam um argumento válido ou inválido.
A lógica é uma ferramenta essencial tanto na filosofia quanto em campos como matemática, ciência e linguagem, ajudando a garantir a coerência e a validade dos argumentos e conclusões
Em ontopsicologia a lógica é definida precisamente como sendo o critério da racionalidade, uma tecnica, um modo como a unidade, o uno, se distribui, desdobra e depois retorna a si mesmo.
Os primeiros princípios da lógica são considerados um modo de expressão ou projeção do Em Si ôntico quando mede, confronta, julga.
Ver também
Aulas de Ontopsicologia
- Aula 01 – Introdução à Ontopsicologia
- Aula 02 – A Ontopsicologia como Teoria do Conhecimento
- Ver todas as aulas de Ontopsicologia disponíveis
Referências
- MENEGHETTI, Antonio. Dizionario di Ontopsicologia. Roma: Psicologica Editrice, 2001. ISBN 88-86766-75-0
- ROMIZI, Renato. Greco antico. Vocabolario Greco Italiano Etimologico e Ragionato. Bologna: Zanichelli, 2006. ISBN 88-08-08915-0
- BONOMI, Francesco. Vocabolario Etimologico, disponível em <etimo.it>
Voltar para Guia da Ontopsicologia