Ontopsicologia

Lógica

Etimologia

Latim “logica” vem de “logos”, que tem vários significados, incluindo “palavra”, “razão”, “pensamento” e “discurso”. Assim, a lógica está intrinsecamente ligada à ideia de raciocínio e ordenação do pensamento.

Grego antigo “logikḗ”, “Logos” tem uma rica história filosófica que remonta aos pré-socráticos, como Heráclito e Parmênides, e foi posteriormente desenvolvido por filósofos como Platão e Aristóteles. Ele abrange uma gama de significados, incluindo “palavra”, “razão”, “pensamento” e “discurso”, e é fundamental para a compreensão da lógica e do raciocínio na filosofia grega.

Sânscrito a noção de “nyāya” pode ser relacionada à lógica. Trata-se de uma das seis escolas ortodoxas da filosofia indiana e se dedica ao estudo do raciocínio válido (anumāna) argumentação e inferência. Embora não corresponda diretamente à palavra “lógica”, o nyāya desempenha um papel semelhante na tradição filosófica indiana ao investigar os princípios do pensamento racional e a validade dos argumentos.

Significado

A lógica investiga os princípios e métodos que guiam o raciocínio válido e a argumentação coerente.

Ela busca identificar as leis formais do pensamento, incluindo dedução, indução e inferência, visando a determinar as estruturas e padrões que tornam um argumento válido ou inválido.

A lógica é uma ferramenta essencial tanto na filosofia quanto em campos como matemática, ciência e linguagem, ajudando a garantir a coerência e a validade dos argumentos e conclusões

Em ontopsicologia a lógica é definida precisamente como sendo o critério da racionalidade, uma tecnica, um modo como a unidade, o uno, se distribui, desdobra e depois retorna a si mesmo.

Os primeiros princípios da lógica são considerados um modo de expressão ou projeção do Em Si ôntico quando mede, confronta, julga.

Ver também

Aulas de Ontopsicologia

Referências

  1. MENEGHETTI, Antonio. Dizionario di Ontopsicologia. Roma: Psicologica Editrice, 2001. ISBN 88-86766-75-0
  2. ROMIZI, Renato. Greco antico. Vocabolario Greco Italiano Etimologico e Ragionato. Bologna: Zanichelli, 2006. ISBN 88-08-08915-0
  3. BONOMI, Francesco. Vocabolario Etimologico, disponível em <etimo.it>

Voltar para Guia da Ontopsicologia