Ontopsicologia

Iso Master

Significado

Significa Mestre do ISO (Em Si ôntico) ou Mestre do igual de natureza, indicando uma capacidade integral acerca da lógica do Em Si ôntico na existência.

A sigla em italiano ISO corresponde a In Sé ôntico, mas também utilizada na expressão Iso di natura = igual de natureza.

No âmbito ontopsicológico, Iso Master identifica e distingue o líder capaz de colher a intuição, portanto o sucesso, um líder “mestre” com infalibilidade racional, econômica e política.

Os três níveis do líder em Ontopsicologia

Em Ontopsicologia distinguem-se três níveis – ou modos – distintos com relação à figura do líder.

  • Em um primeiro nível, temos aquilo que a sociedade denomina por “líder”, muitas vezes com critérios apenas materiais, por exemplo, aquele que detém um poder econômico ou político, aos olhos dos estereótipos sociais, seria um líder, mas não necessariamente é assim na ótica da vida.
  • Um segundo nível é aquele do líder como providência da natureza, portanto, o aspecto material externo é consequência do seu modo de ser, inclinações naturais, e da sua evolução histórica, mas não necessariamente corresponde aos estereótipos da sociedade, no sentido que muitas vezes o poder econômico e político pode estar expressando uma condição patológica em nível social e coletivo.
  • Por fim, se um líder evolui o seu potencial ôntico historicamente, realiza concretamente seu projeto ôntico, compreende a intuição e a dimensão espiritual intrínseca do seu ser na existência, torna-se um Iso Master.

A formação Iso Master

Iso Master é também o nome de uma formação de lideranças intinerante e descontínua no tempo organizada pelo fundador da Ontopsicologia, Antonio Meneghetti, no início dos anos 2000, onde conhecimentos e experiências diversas se desenvolviam segundo três aspectos:

  1. Estrutura psico-dinâmica de cada participante na ótica ontopsicológica;
  2. Análises de grandes líderes de sucesso;
  3. Constante iniciação à prática da intuição junto a um líder ou mestre reconhecido por personalidade e fatos.

A formação ISOMASTER iniciou no Brasil, expandindo-se imediatamente para Rússia e Itália, com participantes de diversas idades, culturas e origens.

Um de seus grandes diferenciais era a forma de “aprovação” para cada etapa sucessiva, cuja prova era existencial e não fática. Por exemplo, se o participante demonstrasse ter superado suas estruturas complexuais inconscientes poderia ter acesso ao segundo “ano” do curso, e assim sucessivamente.

Os encontros se desenvolviam em lugares que, por si só, já implicavam um refinamento estético e o cultivo de um estilo de vida superior à mediocridade cotidiana, seja pela alta vitalidade natural dos lugares, mas principalmente pela interferência inteligente do ser humano para qualificar e exaltar a natureza como serviço humanístico integral.

Ver também

Aulas de Ontopsicologia

Referências

  1. MENEGHETTI, Antonio. Dizionario di Ontopsicologia. Roma: Psicologica Editrice, 2001. ISBN 88-86766-75-0
  2. MENEGHETTI, Antonio, Manuale di Ontopsicologia, Roma: Psicologica Editrice, 2008. ISBN 88-89391-35-9
  3. Relatos da vivência pessoal de Erico Azevedo, enquanto participante da formação ISOMASTER.

Voltar para Guia da Ontopsicologia