Ontopsicologia

Inteligência

Etimologia

Latim intelligentia, de inteligens = inteligente. Intelecção: intus legere actionem = ler dentro da ação, compreender de dentro.

Latim intellectus, de intelligere = inteligir, entender, compreender. Composto de intus (íntus) = dentro e legere (lègere) = escolher, ler.

Definição

Etimologicamente, “inteligência” refere-se à capacidade de escolher ou ler, compreender e discernir entre as coisas, mas também ler a realidade de íntimo para íntimo (íntus lègere).

Por isso, em Ontopsicologia, o termo “inteligência” implica uma faculdade exclusivamente psíquica para compreender a realidade com evidência de causas. Intelecto e vontade constituem as duas posições formais do Em Si ôntico, portanto, são faculdades do Em Si ôntico à disposição do Eu lógico-histórico.

A inteligência é um conceito multidimensional, sendo estudada em diversas áreas como psicologia, neurociência, filosofia e inteligência artificial. A compreensão da inteligência tem evoluído significativamente ao longo do tempo, passando por diferentes teorias e modelos, desde as abordagens mais tradicionais até as visões que incluem noções de inteligência emocional e inteligência artificial.

Referências

  1. Etimologia: Inteligência. Vocabolario Etimologico de Francesco Bonomi
  2. Etimologia: Intelecto. Vocabolario Etimologico de Francesco Bonomi
  3. Etimologia: Intendere. Vocabolario Etimologico de Francesco Bonomi
  4. MENEGHETTI, Antonio. Dizionario di Ontopsicologia. Roma: Psicologica Editrice, 2001. ISBN 88-86766-75-0

Voltar para Guia da Ontopsicologia