Ontopsicologia

Imagogia

Etimologia

Latim in me ago = age em mim (ver imagem).

Instrumento de intervenção da Ontopsicologia.

Significado

A imagogia é um dos instrumentos de intervenção da Ontopsicologia, por meio da qual é possível individuar o sentido das imagens que estão agindo sobre um sujeito, ou seja, utilizando esse instrumento é possível colher a imagem que faz ação naquele sujeito. Pode ser feita em com um ou mais indivíduos, e a depender do grau de conhecimento que uma pessoa tenha de si mesma, com maior dificuldade, pode ser feita sobre si mesmo.

Caracterização

A Ontopsicologia utiliza a técnica da imagogia como uma ferramenta de intervenção, onde as dinâmicas psicológicas se manifestam em padrões ou imagens de natureza onírica.

Trata-se de um estado de transe voluntário e autônomo, ocorrendo em um estado de semi-vigília, com a assistência não intrusiva de um consultor ontopsicológico para identificar possíveis causas de problemas.

Desde que a Ontopsicologia alcançou uma interpretação precisa dos símbolos psíquicos, qualquer imagem coletada em tempo real revela a verdadeira condução inconsciente sob uma perspectiva quântica, direcional e proporcional, portanto, a imagogia possibilita a análise topográfica e dinâmica da situação, pois está intrinsecamente ligada ao sujeito.

Trata-se de um recolhimento voluntário, envolvendo a retirada de qualquer percepção sensorial ou estática para focar passivamente nas imagens que se formam, as quais constituem o Eu lógico-histórico como um efeito preciso.

Ver também

Aulas de Ontopsicologia

Referências

  1. MENEGHETTI, Antonio. Imagem e inconsciente. 4 ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Ed, 2012. ISBN 85-88293-01-3
  2. MENEGHETTI, Antonio. Dizionario di Ontopsicologia. Roma: Psicologica Editrice, 2001. ISBN 88-86766-75-0

Voltar para Guia da Ontopsicologia