Ontopsicologia

Imagem matriz

Etimologia

A expressão “Imagem Matriz” é específica da Ontopsicologia e deriva de duas palavras latinas: “Imago”, que significa imagem; e “Matriz”, que deriva de “mater” = mãe, sugerindo uma origem ou fonte primária.

Significado

A imagem matriz, em Ontopsicologia, refere-se a um conceito fundamental associado aos processos primários de formação da percepção e consciência.

Ela é considerada como a imagem individual primária através da qual se insere e se fixa o mecanismo do monitor de deflexão, formando uma predisposição à estruturação dos estereótipos.

O termo descreve a formação inicial e fundamental do subconsciente, onde primeiras impressões e experiências são gravadas e a partir da qual futuras percepções e comportamentos são moldados

Inicialmente, esta imagem funciona como um molde ou um modelo que direciona e influencia o desenvolvimento da personalidade e dos padrões cognitivos de um indivíduo. Em contextos clínicos de Ontopsicologia, a análise e compreensão desta “Imagem Matriz” são consideradas essenciais para o tratamento de diversas condições psicológicas, fornecendo insights profundos sobre a origem e a natureza dos comportamentos e das crises pessoais.

Ver também

Aulas de Ontopsicologia

Referências

  1. ROMIZI, Renato. Greco antico. Vocabolario Greco Italiano Etimologico e Ragionato. Bologna: Zanichelli, 2006. ISBN 88-08-08915-0
  2. MABILIA, Valentina, MASTANDREA, Paolo, il Primo latino. Bologna: Zanichelli, 2015. ISBN 88-08337-15-4
  3. BONOMI, Francesco. Vocabolario Etimologico, disponível em <etimo.it>
  4. MENEGHETTI, Antonio. Projeto Homem. 2 ed. Florianópolis: Ontopsicologica Ed, 1999.
  5. MENEGHETTI, Antonio. Dizionario di Ontopsicologia. Roma: Psicologica Editrice, 2001. ISBN 88-86766-75-0

Voltar para Guia da Ontopsicologia