Ontopsicologia

Forma

Forma

Etimologia

Latim forma. O termo “forma” no latim é entendido como modelo, impressão, desenho, figura, configuração ou aparência externa de um objeto. Engloba tanto a noção física quanto a conceitual das coisas..

Grego Μορφή (morphḗ), traduzido diretamente como aparência externa ou forma de algo, enfatizando a concepção visível e estrutural..

Sânscrito रूप (rūpa) Aspecto, forma ou aparência.

Aramaico ܡܽܘܠܚܳܐ (mulkhā) forma física ou aparência externa.

Acádico 𒆳𒅁𒌑 (šaplu) Aparência ou forma externa de algo.

Significado

A partir de suas raízes etimológicas tanto em latim como em grego, o termo “forma” sugere uma estrutura externa ou design que define ou encapsula a essência de um objeto, ser ou conceito. Em um contexto mais filosófico, pode também se referir à natureza íntima ou à essência de uma entidade.

Em Ontopsicologia, o termo “forma” se refere:

  1. Configuração física ou estrutura de um objeto, organismo ou entidade. Os seres humanos são constituído de forma assim como a realidade na qual experimentam, sendo assim a forma pode ser considerada a especificidade do ser na existência.
  2. Para os seres humanos, a forma é uma manifestação da existência, uma expressão visual e tátil de sua essência interna.
  3. A forma transcende o físico e adquire uma dimensão energética, influenciando a dinâmica do ser tanto estática quanto dinamicamente.
  4. O aspecto concreto do termo é também muiito importante, ou seja, a “forma” dá a especificidade de modo energético em um quântico estático ou dinâmico.

Portanto, no âmbito humano, “forma” pode ser utilizada como sinônimo de identidade. No âmbito da física quântica, equivale ao conceito de estado ou configuração da energia, pois especifica o modo interno que diferencia a parte do todo no qual está inserida.

Outro aspecto diz respeito à forma entendida como “projeto” ou “design” intrínseco a todos os seresà coisa que a faz ser de uma determinada forma e não de outro.

Usos e sentidos em diferentes campos

  1. Psicologia: Em psicologia, “forma” pode ser associada à percepção ou à maneira pela qual algo é compreendido ou categorizado pelo indivíduo. Este termo também está relacionado com a Gestalt, uma teoria que enfoca a compreensão das formas e padrões que compõem a totalidade da experiência humana.
  2. Filosofia: Na filosofia, particularmente na metafísica e na fenomenologia, a “forma” é frequentemente explorada em relação à essência e à existência. Reflete como as coisas são percebidas em sua manifestação externa e como elas são em sua essência interna.
  3. Ciência: Na ciência, particularmente na física e na biologia, “forma” se refere à configuração física de um objeto ou organismo, impactando seu funcionamento e interação com o meio ambiente.
  4. Epistemologia: Em epistemologia, a “forma” pode ser empregada para descrever o framework ou a estrutura de sistemas de conhecimento e seus métodos de investigação, influenciando-na maneira como o conhecimento é categorizado e compreendido.
  5. Psicanálise: Na psicanálise, a forma como um indivíduo percebe ou expressa suas emoções e experiências pode ser analisada como um reflexo de seus processos mentais internos, frequentemente associando-se à maneira como o indivíduo constrói sua identidade e como interage em suas relações.

A forma, portanto, é um conceito multifacetado que transita em diversos campos do saber, proporcionando uma lente através da qual a essência, a identidade e a manifestação de entidades e ideias são exploradas e compreendidas.

Referências

  1. MENEGHETTI, Antonio. Dizionario di Ontopsicologia. Roma: Psicologica Editrice, 2001. ISBN 88-86766-75-0
  2. Liddell, H. G., Scott, R., Jones, H. S., & McKenzie, R. (1996). A Greek-English Lexicon. Oxford: Clarendon Press.
  3. Lewis, C. T., & Short, C. (1879). A Latin Dictionary. Oxford: Clarendon Press.
  4. Jastrow, M. (1903). A Dictionary of the Targumim, the Talmud Babli and Yerushalmi, and the Midrashic Literature. [Inglês]. Disponível em: https://www.sefaria.org/texts/Jastrow%2C_A_Dictionary_of_the_Targumim%2C_the_Talmud_Babli_and_Yerushalmi%2C_and_the_Midrashic_Literature

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