Ontopsicologia

Cinelogia

Formação do termo

O termo “cinelogia” é formado por duas raízes gregas, κινη- (cine-) e λόγος (logos), onde “cine” refere-se a “filme” e “logos” denota “lógica” ou “análise”. Assim, cinelogia implica a análise ou lógica aplicada à projeção de um filme sob uma perspectiva biológica da psique.

Definição

A cinelogia é um dos instrumentos de intervenção utilizados no método ontopsicológico. Consiste na análise lógico-comportamental da projeção fílmica, examinando as dinâmicas emotivas que são ativadas no espectador pelo contato com imagens em movimento.

Na escola ontopsicológica, a cinelogia não se concentra apenas no conteúdo planejado pelo diretor ou na história dos personagens, mas sim nas reações emocionais do espectador diante das imagens projetadas na tela. Dessa forma, o filme é analisado com foco:

  • Na experiência vivida pelo espectador;
  • Na intencionalidade inconsciente individual;
  • Na expressão social transmitida pelo diretor e roteirista.

Uma cinelogia bem conduzida permite que os participantes entrem em contato com seus conteúdos removidos, complexos, mas também façam uma revisão crítica do próprio modo de pensar, julgar e decidir à luz do critério organísmico, ou código biológico da psique, sendo portanto um poderoso instrumento de autenticação em grupo à disposição do profissional ontopsicólogo.

Ao longo de algumas décadas de atividades, o Acadêmico Professor Antonio Meneghetti realizou inúmeras cinelogias com grupos de diferentes origens culturais, idade, atuação profissional etc. Muitas dessas cinelogias foram registradas e organizadas na obra Cinelogia Ontopsicológica.

Em relação a outras formas de utilização do cinema para investigação psicológica, a cinelogia se distingue pelo fato que o seu condutor, o ontopsicólogo, realiza a análise individual dos participantes, e geral do filme, utilizando o campo semântico e o critério organísmico ao invés de partir de ideias previamente estabelecidas.

Ver também

Aulas de Ontopsicologia

Referências

  1. MENEGHETTI, A. Cinelogia ontopsicologica. Roma: Psicologica Editrice, 1972-2007. ISBN 88-89391-17-0
  2. MENEGHETTI, Antonio. Dizionario di Ontopsicologia. Roma: Psicologica Editrice, 2001. ISBN 88-86766-75-0
  3. ROMIZI, Renato. Greco antico. Vocabolario Greco Italiano Etimologico e Ragionato. Bologna: Zanichelli, 2006. ISBN 88-08-08915-0

Voltar para Guia da Ontopsicologia