Ontopsicologia

Autenticação

Etimologia

A palavra “autenticação” tem suas raízes no grego antigo. Deriva de αυτὀς ἐν τἰθημι ἄγω (autós en tithēmi ágō), onde αυτὀς (autós) significa “eu mesmo”, ἐν (en) significa “em” ou “por”, τἰθημι (tithēmi) significa “colocar” ou “estabelecer”, e ἄγω (ágō) significa “conduzir” ou “realizar”. Portanto, a etimologia sugere a ideia de colocar-se igual à ação que se é ou conduzir-se conforme a própria natureza., literalmente, me ponho igual à ação que sou.

Significado

Em sua essência, a autenticação refere-se à ação de testemunhar ou validar algo exclusivamente por meio de seu próprio fazer-se ou dar-se. Um objeto ou contexto é considerado autêntico quando se demonstra por sua própria presença, antes de qualquer construção racional ou lógica.

No contexto humano, autenticidade implica em conformar o Eu lógico-histórico à intencionalidade do Em Si ôntico, ou seja, desenvolver-se de acordo com sua própria intrínseca potencialidade. É a capacidade de cumprir a própria posição virtual como indivíduo, alinhando-se com o projeto individual previsto pela natureza.

Portanto, ser “autêntico” significa ser igual ao que o projeto individual prevê, estando em consonância com a virtualidade ôntica e sua história correspondente.

Em relação ao processo que em Ontopsicologia se denomina autenticação, ele implica que o Eu lógico-histórico se constrói conforme à intencionalidade do Em Si ôntico. Em última análise, ser autêntico significa ser igual a como o projeto individual prevê.

Psicoterapia de autenticação

A psicoterapia de autenticação é um dos instrumentos utilizados pela Ontopsicologia para promover uma reorganização precisa da racionalidade do sujeito e estabelecer a eficiência do Eu lógico-histórico na realização plena da própria existência, em todas as suas dimensões.

Uma vez que o sujeito se estrutura de modo autêntico, o Eu torna-se capaz de produzir verdade, dos atos cotidianos, à produção de conhecimento científico. Nesse contexto, autenticidade significa atingir um estado funcional e operacional em harmonia com o potencial individual, sendo verdadeiro consigo mesmo e com sua natureza intrínseca.

Ver também

Aulas de Ontopsicologia

Referências

  1. ROMIZI, Renato. Greco antico. Vocabolario Greco Italiano Etimologico e Ragionato. Bologna: Zanichelli, 2006. ISBN 88-08-08915-0
  2. MENEGHETTI, Antonio. Dizionario di Ontopsicologia. Roma: Psicologica Editrice, 2001. ISBN 88-86766-75-0
  3. MENEGHETTI, Antonio. Manual de Ontopsicologia. 4 ed. rev. Recanto Maestro: Ontopsicologica Ed, 2010. ISBN 978-85-88381-52-0
  4. BONOMI, Francesco. Vocabolario Etimologico, disponível em <etimo.it>

Voltar para: Guia da Ontopsicologia