Ontopsicologia

Apodítico

Etimologia

Grego αποδείκνυμι = mostro, faço conhecer, declaro, exponho, apresento, demonstro. A forma adjetiva correspondente é αποδείκτικός (apodeiktikós), significa “demonstrativo”.

Grego prefixo privativo “a-“, πόδια (pódia) = pés, τἰθημι (tithēmi) = colocar, estabelecer, que também implica “onde não é mais possível apoiar os pés”, de onde “fundamento último” ou “primeiros princípios indemonstráveis”.

Signficado

Ato de demonstrar por força de evidência, por princípios racionais, sem a necessidade de provas de fatos.

Na Filosofia, o termo “apodítico” é utilizado para delimitar o terreno de uma demonstração. Refere-se ao domínio ou campo de uma ciência no qual é possível fornecer provas ou demonstrações conclusivas. O “apodítico” de uma ciência é o terreno ou conjunto de verdades fundamentais que são indiscutíveis e incontestáveis dentro desse domínio específico. Em outras palavras, são os princípios ou axiomas básicos que servem como fundamento para o raciocínio e a argumentação dentro de uma determinada área do conhecimento.

Ver também

Aulas de Ontopsicologia

Referências

  1. ROMIZI, Renato. Greco antico. Vocabolario Greco Italiano Etimologico e Ragionato. Bologna: Zanichelli, 2006. ISBN 88-08-08915-0
  2. BONOMI, Francesco. Vocabolario Etimologico, disponível em <etimo.it>

Voltar para Guia da Ontopsicologia