Etimologia
A etimologia do termo “alma” remonta ao grego antigo, onde “ανεμος” significa “sopro”, “movimento”, “vento”, “hálito” ou “ar”. Essa raiz etimológica sugere a ideia de uma entidade imaterial associada à vitalidade, ao movimento e à respiração. Em Latim existe tanto a forma feminina do termo, anima, quanto a forma masculina, animus.
Significado
No Dicionário Priberam da Língua Portuguesa há nada mais nada menos que 23 definições ou usos da palavra “alma”. Fica claro que o termo adquiriu muitas acepções ao longo da história e, por isso, o sentido conferido precisa ser devidamente esclarecido quando se trata de um campo específico de estudo. Por isso, em Ontopsicologia, utiliza-se o termo Em Si ôntico, que é sinônimo.
De forma laica, o termo significa princípio da vida em todo ser organizado.
Específicamente em Ontopsicologia, a alma é conceituada como a ecceidade formal da semovência psíquica e do que mais a semovência psíquica implica. Ecceitade é um termo cunhado por Duns Scotto, para indicar a máxima ideia de presença de um ser. Portanto, a definição implica que a alma é o constituinte do ato psíquico, a presença da forma que especifica a inteligência do organísmico humano. Em outras palavras, a alma é a essência que dá forma e direção à psique humana, sendo a causa de fenômenos como a consciência, as emoções, até as ações de um indivíduo.
Ver também
Aulas de Ontopsicologia
- Aula 18 – Em Si ôntico e as 15 características
- Aula 19 – Em Si ôntico
- Aula 10 – A Estrutura e a Dinâmica do Homem
- Ver todas as aulas de Ontopsicologia disponíveis
Referências
- MENEGHETTI, Antonio. Dizionario di Ontopsicologia. Roma: Psicologica Editrice, 2001. ISBN 88-86766-75-0
- ROMIZI, Renato. Greco antico. Vocabolario Greco Italiano Etimologico e Ragionato. Bologna: Zanichelli, 2006. ISBN 88-08-08915-0
- MABILIA, Valentina, MASTANDREA, Paolo, il Primo latino. Zanichelli, 2015. ISBN 88-08337-15-4
- BONOMI, Francesco. Vocabolario Etimologico, disponível em <etimo.it>
- Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, disponível em <dicionario.priberam.org>
Voltar para Guia da Ontopsicologia