Ontopsicologia

Psicologia

Etimologia

Grego ψυχή (psýkhē), que significa “alma” ou “mente”, e λόγος (lógos) “estudo” ou “ciência”.

Em Sânscrito alguns termos relacionados incluem मनस् शास्त्र (manas shastra), que se traduz aproximadamente como “ciência da mente” ou “ciência da consciência”.

Significado

Pode ser traduzida literalmente como “estudo da alma” ou “estudo da mente”.

A psicologia é a ciência contemporânea que estuda o comportamento humano e os processos mentais. Ela busca entender como as pessoas pensam, sentem, agem e interagem com o mundo ao seu redor.

Abrange uma ampla gama de áreas de estudo, incluindo psicologia clínica, psicologia social, psicologia cognitiva, psicologia do desenvolvimento, entre outras.

Na filosofia, a psicologia está relacionada à investigação da mente, da consciência e da natureza humana.

Questões filosóficas dentro da psicologia incluem a natureza da mente e da consciência, o livre-arbítrio versus determinismo, a relação entre mente e corpo, entre outros temas.

Distinção em relação à Ontopsicologia

A Ontopsicologia tem por objeto a atividade psíquica, a qual entende ser o primeiro mover-se do modo de existir do ser humano. A fenomenologia da atividade psíquica se desdobra como pensamento, emoção, consciência, comportamentos, que são por sua vez objeto de estudo da Psicologia.

Portanto, não apenas essas duas ciências não se confundem, como se completam. O método ontopsicológico, com seus instrumentos de análise (diagnose) e intervenção, pode auxiliar o psicólogo que tenha essa formação complementar a realizar uma leitura profunda e holística da situação concreta de seus clientes e, posteriormente, intervenções adequadas dentro da sua própria abordagem.

Ver também

Aulas de Ontopsicologia

Referências

  1. MENEGHETTI, Antonio, Manuale di Ontopsicologia, Roma: Psicologica Editrice, 2008. ISBN 88-89391-35-9
  2. MABILIA, Valentina, MASTANDREA, Paolo, il Primo latino. Bologna: Zanichelli, 2015. ISBN 88-08337-15-4
  3. BONOMI, Francesco. Vocabolario Etimologico, disponível em <etimo.it>
  4. MENEGHETTI, Antonio. Dizionario di Ontopsicologia. Roma: Psicologica Editrice, 2001. ISBN 88-86766-75-0

Voltar para Guia da Ontopsicologia