Ontopsicologia

Projeção

Etimologia

Latim projectio, do verbo projicere, que significa “lançar para frente” ou “jogar adiante”. Ato de estender ou lançar algo para além de si mesmo.

Grego προβολή (probolé) se refere ao ato de jogar para frente ou lançar algo para fora.

Significado

Na psicologia, “projeção” é um mecanismo de defesa, trata-se de atribuir aos outros ou às coisas, de maneira inconsciente, os próprios pensamentos, sentimentos ou características.

A projeção expõe tudo aquilo que uma pessoa não é capaz de admitir ou de conscientizar sobre si mesma ou sobre alguma situação, amigos, coletividade, mas que critica ou acusa nos outros.

Porém a palavra adquire um sentido muito mais profundo em Ontopsicologia, uma vez que todo o sistema do conhecimento humano é baseado na projeção: por como o sujeito é, assim vê. A realidade em si já é uma projeção.

Em matemática e física, “projeção” se refere ao ato de mapear um conjunto de pontos ou vetores de um espaço com mais dimensões para outro com menos dimensões, por exemplo, do espaço tridimensional para um plano bidimensional.

Na filosofia, “projeção” pode ser entendida como o ato de estender ou lançar ideias, conceitos ou suposições além dos limites do conhecimento atual, muitas vezes com base em inferências ou especulações. Isso pode ocorrer em diversos contextos filosóficos, como na filosofia da mente, na epistemologia e na metafísica.

Ver também

Aulas de Ontopsicologia

Referências

  1. MENEGHETTI, Antonio. Dizionario di Ontopsicologia. Roma: Psicologica Editrice, 2001. ISBN 88-86766-75-0
  2. MENEGHETTI, Antonio, Manuale di Ontopsicologia, Roma: Psicologica Editrice, 2008. ISBN 88-89391-35-9
  3. MABILIA, Valentina, MASTANDREA, Paolo, il Primo latino. Bologna: Zanichelli, 2015. ISBN 88-08337-15-4
  4. ROMIZI, Renato. Greco antico. Vocabolario Greco Italiano Etimologico e Ragionato. Bologna: Zanichelli, 2006. ISBN 88-08-08915-0
  5. BONOMI, Francesco. Vocabolario Etimologico, disponível em <etimo.it>

Voltar para Guia da Ontopsicologia