Ontopsicologia

Mente

Etimologia

Latim mens = mente, entendimento, intelecto, inteligência.

Grego antigo nοῦς (noûs) faculdade intelectual, mente, pensamento racional e ψυχή (psychḗ) alma, vida, sede das emoções e pensamentos.

Sânscrito मनस् (manas) mente, pensamento, faculdade cognitiva.

Aramaico לֵב (lev) coração, mente, sede das emoções e pensamentos.

Acádico 𒅗𒊭 (libbu) coração, mente, centro das emoções e pensamentos.

Significado

No âmbito científico, a mente refere-se à totalidade das funções cognitivas e emocionais de um sujeito, seus pensamentos, percepções, memórias, emoções, raciocínio e consciência.

Em Filosofia, o termo “mente” é usado para se referir à natureza fundamental da consciência, do pensamento e da experiência subjetiva, é considerada uma das entidades básicas da realidade, juntamente com a matéria, e é objeto de estudo de várias tradições filosóficas.]

Nesse sentido, a mente é frequentemente contrastada com a matéria, sendo vista como uma dimensão não física da realidade.

A mente pode ser considerada como o substrato das experiências conscientes, das cognições e das emoções, que estão além do domínio puramente material.

É muito interessante também, chamar a atenção para o fato que em Aramaico e Acádico o termo traz também uma componente organísmica, o coração, como elemento capaz de realizar a “medida” da realidade, ampliando a noção por vezes equivocada de que a “mente” esteja localizada apenas e necessariamente no cérebro crânico.

Significado em Ontopsicologia

Na Ontopsicologia, a “mente” é fundamentalmente entendida como uma faculdade de projeção, formalização e verificação.

Etimologicamente, a palavra “mente” relaciona-se com verbo latino mensurare. A mente é o ente (ou ser) que mensura ou mensurante, indicando a atualidade do ser. Esta origem sublinha a natureza da mente como essencialmente mediadora e avaliadora em uma perspectiva da unidade do ser geral ou universal, mas colhida na ótica do ser individual.

Considera-se a mente como uma analogia de um ser humano existente com o ser absoluto, refletindo assim a capacidade da mente de relacionar o concreto com o abstrato, o imediato com o transcendental. Trata-se do ser se manifestando na forma humana, mas também aquele que por meio da mente formaliza, verifica, vê, projeta, analisa.

Esta potência da mente estabelece pontes entre a experiência sensorial direta e as formas mais elevadas e abstratas de pensamento.

Aplicações e Implicações

  • Filosofia: Na Filosofia Ontopsicológica, a mente é considerada o formalizante e o verificador. Ela desempenha um papel crucial na compreensão do ser e sua manifestação no mundo.
  • Psicologia e Terapia: Na terapêutica ontopsicológica, a mente é vista como uma ferramenta para acessar e realinhar os desvios entre o Eu percebido e o Em Si ôntico. Tratamentos e diagnósticos são frequentemente orientados em como a mente processa e distorce a realidade, sugerindo modos de reintegração e harmonização da experiência humana.
  • Epistemologia e Cognição: A mente como um “projetista” e analisador também reflete sobre como construímos conhecimento e entendemos nosso ambiente, moldando nossa interação com o mundo através de processos cognitivos e conceituais.

Desta forma, a concepção de “mente” na Ontopsicologia é ampla e multifacetada, envolvendo desde os mecanismos de percepção e cognição até as mais elevadas funções de abstração e conexão com o Ser ontológico.

Ver também

Aulas de Ontopsicologia

Referências

  1. MENEGHETTI, Antonio. Dizionario di Ontopsicologia. Roma: Psicologica Editrice, 2001. ISBN 88-86766-75-0
  2. Grego Antigo: Liddell, H. G., Scott, R., Jones, H. S., & McKenzie, R. (1996). A Greek-English Lexicon. Oxford: Clarendon Press.
  3. Latim: Lewis, C. T., & Short, C. (1879). A Latin Dictionary. Oxford: Clarendon Press.
  4. Sânscrito: Monier-Williams, M. (1899). A Sanskrit-English Dictionary. Oxford: Clarendon Press.
  5. Aramaico e Acádico: Jastrow, M. (1903). A Dictionary of the Targumim, the Talmud Babli and Yerushalmi, and the Midrashic Literature. [Inglês]. Disponível em: https://www.sefaria.org/texts/Jastrow%2C_A_Dictionary_of_the_Targumim%2C_the_Talmud_Babli_and_Yerushalmi%2C_and_the_Midrashic_Literature

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