Ontopsicologia

Líder

Etimologia

Deriva do verbo “lead”, que tem origem do inglês antigo lǣdan, que por sua vez deriva do germânico antigo laidjan, significando “ir adiante”, “guiar” ou “conduzir”.

Essa raiz germânica está relacionada ao proto-germânico laithjan, e ao indo-europeu leit-, que compartilha uma raiz comum com palavras em outras línguas, como o latim dūcere e o sânscrito nayati, ambos significando “guiar” ou “conduzir”.

Então, “to lead” vem de uma linhagem linguística ancestral que compartilha o significado de liderança, direção e condução.

Em Grego, palavras relacionadas incluem ἡγεμών (hēgemṓn), que se refere a um líder ou comandante, e διοικητής (dioikētḗs), que significa “governante” ou “administrador”.

Sânscrito é नेता (netā), que significa “guia” ou “líder”.

Significado

Lider significa “aquele que guia” ou “aquele que conduz”.

Em Ontopsicologia

Em Ontopsicologia, o conceito de líder é profundamente enraizado na capacidade do indivíduo de servir e harmonizar relações dentro de um contexto específico, como pode ser o empresarial ou qualquer outro grupo organizado.

O líder é visto como um centro operativo de diversas relações e funções, possuindo a habilidade de discernir como as relações se movem na vida e de aplicar a fórmula adequada para resolver e realizar objetivos de modo econômico, político e social.

É descrito como alguém que constrói, controla, desenvolve e dirige funções, sempre com um objetivo claro definido.

Meneghetti identifica a origem do termo “líder” na língua viking. Historicamente, lead era utilizado para designar a ação do capitão das embarcações vikings, que tinha a função de indicar o caminho para a tripulação. Assim, o termo encapsula os conceitos de “conduzir” e “indicar o caminho”. Ele define o líder como:

Aquele que sabe servir e sabe fazer funcionar uma situação para alcançar seu escopo com o máximo de resultado para o contexto. O líder realiza o próprio ganho por meio do ganho do contexto.

O líder desempenha, portanto, um papel central em uma variedade de relações e funções, sendo capaz de discernir a dinâmica das interações segundo o critério da vida e aplicar uma abordagem equilibrada para resolver e alcançar objetivos econômicos, políticos e sociais em diferentes situações.

Uma maneira eficaz de descrever o líder é como um organizador ou hierarca de funções: ele as estabelece, as supervisiona, as aprimora e as orienta, sempre com base em um objetivo específico.

Nesse sentido, líder se nasce, mas também se torna, por meio de uma seleção contínua de experiências práticas, escolas etc.

Aplicação em diferentes campos

  • Psicologia e Psicanálise: Na psicologia, especialmente na Ontopsicologia, o líder não é apenas um executor, mas um facilitador de crescimento e harmonia. É o indivíduo que estimula a funcionalidade e eficiência entre os membros de seu grupo, garantindo que todos operem em sua máxima capacidade e contribuam para a realização dos objetivos comuns.
  • Filosofia e Epistemologia: Filosoficamente, o líder é aquele que compreende as relações além das aparências superficiais, alcançando um entendimento profundo dos ordenamentos e das dinâmicas essenciais que governam as interações humanas e organizacionais.
  • Ciência e Organizações: No contexto organizacional, o líder é considerado um ponto crucial para a inovação e o sucesso do empreendimento. Ele ou ela é responsável por direcionar a estratégia e garantir que a organização responda adequadamente aos seus desafios internos e externos.

Dessa forma, o líder na Ontopsicologia transcende a mera noção de comando, chefia ou controle, ampliando-se para um aspecto de guia e facilitador, cujas ações são vitais para o sucesso adaptativo e sustentável de qualquer grupo ou organização

Ver também

Aulas de Ontopsicologia

Referências

  1. SEMERANO, Giovanni. Le origini della cultura europea. Rivelazioni della linguistica storica. Firenze: Olschki. 1984. ISBN 88-22-23254-2; La favola dell’indoeuropeo, Milano: Mondadori, 2005. ISBN 88-42-49274-4
  2. MENEGHETTI, Antonio. A Psicologia do Líder. 4 ed. rev. ampl. Recanto Maestro: Ontopsicologica Ed, 2008. ISBN 978-85-88381-42-1
  3. MENEGHETTI, Antonio. Dizionario di Ontopsicologia. Roma: Psicologica Editrice, 2001. ISBN 88-86766-75-0
  4. MENEGHETTI, Antonio, Manuale di Ontopsicologia, Roma: Psicologica Editrice, 2008. ISBN 88-89391-35-9
  5. ROMIZI, Renato. Greco antico. Vocabolario Greco Italiano Etimologico e Ragionato. Bologna: Zanichelli, 2006. ISBN 88-08-08915-0
  6. BONOMI, Francesco. Vocabolario Etimologico, disponível em <etimo.it>

Voltar para Guia da Ontopsicologia