Ontopsicologia

Holístico

Etimologia

Grego ὅλος (holos) = “todo” ou “inteiro”, ἵστημι (ístēmi) = “colocar”, “estabelecer”, “posicionar” ou “erguer”, e –ικός (ikós) = sufixo utilizado para formar adjetivos, indicando “relativo a”, “pertencente a”.

Sânscrito पूर्ण (pūrṇa) é um conceito que pode ser associado ao significando de “completo” ou “total”.

Aramaico ܟܠܗ (kula), que se refere à totalidade ou comunidade.

Acádico 𒆳𒆠𒆠 “kullu” ou “kunu”, relacionados ao significando “todos” ou “tudo”.

Significado

O sentido etimológico do termo implica uma totalidade concretamente estabelecida. Em Ontopsicologia é considerado um todo sem partes, inteiro, harmônico e esférico. Quando as coisas são ordenadas em um todo, uniformando-se ao igual, ao uno.

O núcleo da definição, para Meneghetti, é o fato de que que não se pode falar de uma parte sem conceber que ela faz parte de um todo e, portanto, a parte deve estar em harmonia com o todo.

Para sermos mais precisos, diríamos que o ser humano está em iso com a natureza, está em harmonia, igualdade ou uno com a mente ou ato criante do universo, quando o seu Eu lógico histórico é correspondência do projeto da natureza ínsito naquele ser, o Em Si ôntico. Essa harmonia também implica ordem

Em um âmbito mais específico e contemporâneo, o termo “holístico” refere-se a uma abordagem que considera o todo como sendo mais do que a simples soma das suas partes individuais.

Na ciência e na filosofia, o holismo enfatiza a interconexão e interdependência entre as partes de um sistema, reconhecendo que cada parte influencia e é influenciada pelo todo.

No contexto da medicina e da saúde, por exemplo, o holismo valoriza a compreensão do paciente como um ser integral, levando em conta não apenas os sintomas físicos, mas também os aspectos emocionais, mentais e espirituais.

Referências

  1. MENEGHETTI, Antonio. Dizionario di Ontopsicologia. Roma: Psicologica Editrice, 2001. ISBN 88-86766-75-0
  2. CARTUSIANO, D. Op. cit., art. 1 (Opera omnia, vol. 34, p. 227)
  3. MABILIA, Valentina, MASTANDREA, Paolo, il Primo latino. Bologna: Zanichelli, 2015. ISBN 88-08337-15-4
  4. BONOMI, Francesco. Vocabolario Etimologico, disponível em <etimo.it>
  5. HUET, Gérard. The Sanskrit Heritage Dictionary. [Inglês]. Disponível em: https://www.sanskrit-heritage.org/
  6. WILLIAMS, Monier. A Sanskrit-English Dictionary. [Inglês]. Disponível em: http://www.sanskrit-lexicon.uni-koeln.de/
  7. JASTROW, Marcus. A Dictionary of the Targumim, the Talmud Babli and Yerushalmi, and the Midrashic Literature. [Inglês]. Disponível em: https://www.sefaria.org/texts/Jastrow%2C_A_Dictionary_of_the_Targumim%2C_the_Talmud_Babli_and_Yerushalmi%2C_and_the_Midrashic_Literature

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