Ontopsicologia

Experiência

Experiência

Etimologia

Latim experientia, derivado de ex (fora) + perior (morrer) + ens (ser) + actio (ação). O morrer na ação, e o saber resultante.

Significado

Experiência refere-se à aquisição de conhecimento ou habilidade por meio da vivência direta ou da observação de eventos, situações ou fenômenos. É o resultado do contato direto com a realidade, da experimentação e da reflexão sobre essas experiências.

Em Ontopsicologia é essencial a subjetividade exata, portanto, Meneghetti utiliza o termo “experiência” para denotar uma vivência de algo – uma coisa, um contexto, uma pessoa etc. – que faz variável interior, ou seja, algo que toca interiormente e nos tira da indiferença.

De fato, o processo do conhecimento proposto pela Ontopsicologia implica que para atingir o máximo de objetividade, é preciso ser radicalmente subjetivos, ou seja, o ser humano produz conhecimento objetivo quando atinge a evidência subjetiva.

O resultado dessa experiência se dá, por fim, na consciência do sujeito cognoscitivo. Metaforicamente, podemos então entender o sentido etimológico, de perecer ou morrer dentro de uma interação para então conhecê-la por como é.

Portanto, enquanto no senso comum a noção de “experiência” parece remeter a um conjunto de conhecimentos passados, em Ontopsicologia o termo adquire o sentido de uma vivência subjetiva radicalmente intensa, o suficiente para consentir o conhecimento reversível.

A seguir apresentamos alguns conceitos específicos de experiência para tornar ainda mais clara a distinção:

  • Na filosofia, a experiência é frequentemente considerada como a base do conhecimento humano. Ela pode ser dividida em experiência sensorial, que envolve os sentidos físicos, e experiência intelectual, que envolve a mente e a razão.
  • Na psicologia, a experiência é vista como fundamental para o desenvolvimento humano e para a compreensão do comportamento humano. Ela inclui não apenas as experiências conscientes, mas também os processos inconscientes.
  • Na ciência, a experimentação é essencial para testar hipóteses e teorias, contribuindo para o avanço do conhecimento em diversas áreas.
  • Na vida cotidiana, a experiência é valorizada como um meio de aprendizado e crescimento pessoal, permitindo que as pessoas enfrentem desafios e tomem decisões informadas com base em suas vivências passadas.

Referências

  1. MENEGHETTI, Antonio. Dizionario di Ontopsicologia. Roma: Psicologica Editrice, 2001. ISBN 88-86766-75-0
  2. MENEGHETTI, Antonio, Manuale di Ontopsicologia, Roma: Psicologica Editrice, 2008. ISBN 88-89391-35-9
  3. MABILIA, Valentina, MASTANDREA, Paolo, il Primo latino. Bologna: Zanichelli, 2015. ISBN 88-08337-15-4
  4. BONOMI, Francesco. Vocabolario Etimologico, disponível em <etimo.it>

Voltar para Guia da Ontopsicologia