Etimologia
Latim exactus, particípio passado de exigere = “pesar”, “examinar”, composto por ex actus = agir, conduzir, empurrar para fora.
Significado
É sinônimo de justo peso, de algo feito com cuidado, conforme ao que é verdadeiro. O significado etimológico de “exato” remete à ideia de algo que foi demandado ou buscado com cuidado, que foi averiguado de forma precisa e rigorosa.
Em Ontopsicologia, o termo faz referência ao resultado ou efeito de um ato de conhecimento conduzido com base no critério de natureza de que somos dotados, o Em Si ôntico, que é a certeza ou a evidência.
No sentido geral, “exato” é utilizado para descrever algo que é preciso, correto ou rigoroso. Refere-se a algo que está livre de erros, imprecisões ou incertezas, sendo totalmente preciso e fiel à realidade, portanto, reversível.
Na filosofia e na ciência, o termo “exato” é frequentemente utilizado para descrever conhecimentos ou resultados que foram obtidos por meio de métodos livres de interpretações e incertezas. Isso pode se aplicar a áreas como matemática, física, química e outras disciplinas onde a precisão e a exatidão são fundamentais.
Já em Ontopsicologia, fala-se da exatidão da subjetividade, que é conquistada quando o pesquisador, o operador de conhecimento recupera a capacidade de leitura do campo semântico, ou seja, quando recupera o pleno conhecimento de si próprio e, por conseguinte, sabe colher as variações organísmicas que resultam nos diversos impactos com os objetos que pretende conhecer.
Ver também
Referências
- MENEGHETTI, Antonio. Dizionario di Ontopsicologia. Roma: Psicologica Editrice, 2001. ISBN 88-86766-75-0
- MENEGHETTI, Antonio. Manual de Ontopsicologia, Parte I, Capítulo 2, § 3. Exatidão do pesquisador para o exercício científico
- MABILIA, Valentina, MASTANDREA, Paolo, il Primo latino. Bologna: Zanichelli, 2015. ISBN 88-08337-15-4
- BONOMI, Francesco. Vocabolario Etimologico, disponível em <etimo.it>
Voltar para Guia da Ontopsicologia