Ontopsicologia

Exato

Exato

Etimologia

Latim exactus, particípio passado de exigere = “pesar”, “examinar”, composto por ex actus = agir, conduzir, empurrar para fora.

Significado

É sinônimo de justo peso, de algo feito com cuidado, conforme ao que é verdadeiro. O significado etimológico de “exato” remete à ideia de algo que foi demandado ou buscado com cuidado, que foi averiguado de forma precisa e rigorosa.

Em Ontopsicologia, o termo faz referência ao resultado ou efeito de um ato de conhecimento conduzido com base no critério de natureza de que somos dotados, o Em Si ôntico, que é a certeza ou a evidência.

No sentido geral, “exato” é utilizado para descrever algo que é preciso, correto ou rigoroso. Refere-se a algo que está livre de erros, imprecisões ou incertezas, sendo totalmente preciso e fiel à realidade, portanto, reversível.

Na filosofia e na ciência, o termo “exato” é frequentemente utilizado para descrever conhecimentos ou resultados que foram obtidos por meio de métodos livres de interpretações e incertezas. Isso pode se aplicar a áreas como matemática, física, química e outras disciplinas onde a precisão e a exatidão são fundamentais.

Já em Ontopsicologia, fala-se da exatidão da subjetividade, que é conquistada quando o pesquisador, o operador de conhecimento recupera a capacidade de leitura do campo semântico, ou seja, quando recupera o pleno conhecimento de si próprio e, por conseguinte, sabe colher as variações organísmicas que resultam nos diversos impactos com os objetos que pretende conhecer.

Ver também

Referências

  1. MENEGHETTI, Antonio. Dizionario di Ontopsicologia. Roma: Psicologica Editrice, 2001. ISBN 88-86766-75-0
  2. MENEGHETTI, Antonio. Manual de Ontopsicologia, Parte I, Capítulo 2, § 3. Exatidão do pesquisador para o exercício científico
  3. MABILIA, Valentina, MASTANDREA, Paolo, il Primo latino. Bologna: Zanichelli, 2015. ISBN 88-08337-15-4
  4. BONOMI, Francesco. Vocabolario Etimologico, disponível em <etimo.it>

Voltar para Guia da Ontopsicologia