Etimologia
Grego κριτήριον (kritérion), deriva de κρινω (krinō), que significa “separar”, “escolher”, “julgar”, “decidir” . Contém as seguintes partes constituintes:
- κρινω (krinō): Este é o verbo grego que significa “julgar” ou “discernir”. É a raiz da palavra e indica o ato de fazer um julgamento ou tomar uma decisão.
- τιτεμι (titemi): Esta parte da palavra sugere a ideia de “colocar” ou “estabelecer”. Pode-se interpretar como algo que possui um fundamento.
- ρεος (reos): Este componente refere-se a “fluxo” ou “movimento”. Pode ser interpretado como a noção de algo em movimento, em processo de avaliação ou julgamento.
- ον, οντος (on, ontos): particípio presente do verbo “εἰμί” (eimí), que significa “ser”, “verdadeiro”.
Significado
No seu sentido etimológico, critério significa norma ou princípio por meio do qual se forma um juízo correto, distinguindo o verdadeiro do falso.
Em sentido filosófico estrito, “Critérios” são os primeiros princípios, que guiam o ser humano no conhecimento da verdade e dos quais deriva a certeza acerca do ato cognitivo, ou seja, implica juízo com fundamento no ser, na verdade.
De modo amplo, o termo é também utilizado em referência à faculdade humana de julgar com retidão, perspicácia de mente, bom senso e sabedoria.
Em Ontopsicologia, critério é usado no seguinte sentido:
Juízo feito ou fundado. O que estabelece identidade ou diferença em relação a um ponto, a uma hipótese, a uma lei, a uma ação. É o igual que autoriza a lógica em si. Princípio ou elemento que constitui o conforme ou disforme a uma coisa, a um projeto, a uma ação etc.
Para Meneghetti, a noção de critério está profundamente ligada ao sentido de Em Si ôntico, enquanto critério do ser humano em situação histórica, ou seja, um critério concreto, originário do mundo-da-vida.
O Em Si ôntico é um critério de natureza, portanto constituído, posto, estabelecido pela intencionalidade de natureza, e não um critério convencional, comum, baseado em opiniões sociais ou históricas que não necessariamente respondem às leis do universo.
Isso significa que o Em Si ôntico responde apenas ao mover-se da realidade, entendida em sentido intencional, energético e inerente fenomenologia mundana.
Ver também
Aulas de Ontopsicologia
- Aula 05 – A práxis do critério organísmico
- Aula 18 – Em Si ôntico e as 15 características
- Aula 19 – Em Si ôntico
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Referências
- MENEGHETTI, Antonio. Dizionario di Ontopsicologia. Roma: Psicologica Editrice, 2001. ISBN 88-86766-75-0
- ROMIZI, Renato. Greco antico. Vocabolario Greco Italiano Etimologico e Ragionato. Bologna: Zanichelli, 2006. ISBN 88-08-08915-0
- SEMERANO, Giovanni. Le origini della cultura europea. Rivelazioni della linguistica storica. Firenze: Olschki. 1984. ISBN 88-22-23254-2; La favola dell’indoeuropeo, Milano: Mondadori, 2005. ISBN 88-42-49274-4
- MABILIA, Valentina, MASTANDREA, Paolo, il Primo latino. Bologna: Zanichelli, 2015. ISBN 88-08337-15-4
- BONOMI, Francesco. Vocabolario Etimologico, disponível em <etimo.it>
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