Ontopsicologia

Comportamento

Etimologia

A palavra “comportamento” tem origem da locução latina cum me porto, que pode ser traduzida por “como me porto”. Comportare é composto por cum = junto e portare = carregar, de onde tolerar, resistir, manter, consentir.

Significado

Comportamento é um termo central na Ontopsicologia, sendo derivado das noções de ação e manifestação habitual num contexto psicológico e fenomenológico.

O conceito de “comportamento” se refere ao modo como uma pessoa age ou se porta em diferentes situações. É a expressão visível das escolhas, reações e atitudes de um indivíduo em resposta aos estímulos do ambiente.

Esse conjunto de ações e reações é fundamental para a compreensão da personalidade e das características de um sujeito, revelando aspectos de sua identidade e modo de interagir com o mundo ao seu redor.

O comportamento é uma manifestação da fenomenologia do Eu lógico-histórico, refletindo a complexidade da natureza humana e suas interações sociais, ou seja, o comportamento reflete o complexo jogo entre as disposições internas (pensamentos e emoções) e as ações exteriores observáveis.

Ele é entendido não apenas como uma reação ou resposta a estímulos externos, mas como uma expressão fenomenológica e intencional de aspectos internos do ser humano.

A compreensão de comportamento em Ontopsicologia, portanto, inclui uma análise profunda de como os indivíduos expressam suas realidades internas e como estas expressões são moldadas por e, por sua vez, moldam suas experiências e interações com o mundo.

Ver também

Referências

  1. MENEGHETTI, Antonio. Dizionario di Ontopsicologia. Roma: Psicologica Editrice, 2001. ISBN 88-86766-75-0
  2. MENEGHETTI, Antonio, Manuale di Ontopsicologia, Roma: Psicologica Editrice, 2008. ISBN 88-89391-35-9
  3. MABILIA, Valentina, MASTANDREA, Paolo, il Primo latino. Bologna: Zanichelli, 2015. ISBN 88-08337-15-4
  4. BONOMI, Francesco. Vocabolario Etimologico, disponível em <etimo.it>

Voltar para Guia da Ontopsicologia