Etimologia
Latim actionem, de actus, particípio passado de agere = agir, fazer, operar.
Significado
Em sentido amplo, a ação refere-se a tudo o que um ser realiza, opera ou efetua. É um conceito dinâmico que implica presença de ser e movimento. Tudo escorre, o ser individuado é ação contínua.
A ação ocorre no momento presente. É a manifestação da ecceidade do ser, ou seja, sua própria essência em ação. Também é caracterizada pela presença de variação contínua e representa a atualidade de movimento.
Tudo no universo está em contínuo movimento, expresando e desdobrando o próprio ser. Por convenção, segmentamos essa continuidade em um momento espaço-temporal para efeito de análise racional, física, matemática etc., mas a ação é contínua e, como afirmava Heráclito, tudo escorre.
Para Meneghetti, a ação pode ser especificada racionalmente em três momentos distintos:
- Intencionalidade pura: No seu primeiro ato, a ação é caracterizada pela intencionalidade do ser, representando a vontade ou propósito por trás do movimento.
- Fenomenologia mundana: No segundo ato, a ação se torna uma fenomenologia mundana, ou seja, uma manifestação concreta no mundo material, observável e passível de ser compreendida através da experiência sensorial e da razão.
- Variação de energia quântica: Por fim, a ação também pode ser entendida como uma variação de energia quântica, relacionada ao conceito de movimento e mudança no nível fundamental da realidade.
Assim, a ação transcende sua manifestação física e engloba aspectos de intencionalidade, experiência sensorial e dinâmica energética.
Na Ontopsicologia, portanto, a ação é entendida não apenas como um movimento físico, mas também como uma realização existencial do ser. Dentro dos contextos ontológicos, a ação se conecta intimamente com a presença, a manifestação e a transformação, refletindo a capacidade do ser de efetuar mudanças tanto internas quanto externas.
Ver também
Aulas de Ontopsicologia
- Aula 02 – A Ontopsicologia como Teoria do Conhecimento
- Aula 06 – Campos de Informação
- Aula 37 – Intuição
- Aula 39 – Fenomenologia e Ontopsicologia
- Ver todas as aulas de Ontopsicologia disponíveis
Referências
- MENEGHETTI, Antonio, Manuale di Ontopsicologia, Roma: Psicologica Editrice, 2008. ISBN 88-89391-35-9
- MENEGHETTI, Antonio. Dizionario di Ontopsicologia. Roma: Psicologica Editrice, 2001. ISBN 88-86766-75-0
- ERACLITO. I frammenti e le testimonianze. Lanciano: Carabba, 2010. ISBN 88-63440-95-6
- MABILIA, Valentina, MASTANDREA, Paolo, il Primo latino. Bologna: Zanichelli, 2015. ISBN 88-08337-15-4
- BONOMI, Francesco. Vocabolario Etimologico, disponível em <etimo.it>
Voltar para Guia da Ontopsicologia