Ontopsicologia

Sentimento

Etimologia

Latim sentire, que significa “perceber, sentir”. A mente doa sentido.

Significado em Ontopsicologia

No contexto da Ontopsicologia, “sentimento” é definido como:

Ser com o sentido ou sensação; variação sensória ou emocional refletida e participada ao Eu consciente.

Visão nas Principais Correntes da Psicologia

Psicanálise de Freud

Sigmund Freud considerava o sentimento como uma expressão do inconsciente. Para Freud, os sentimentos são frequentemente motivados por desejos e traumas reprimidos.

O afeto é um componente crucial nas teorias freudianas de desenvolvimento psicossexual e na dinâmica de repressão e expressão do id, ego e superego.

Psicologia Analítica de Jung

Carl Gustav Jung via os sentimentos como uma das quatro funções psicológicas principais junto com sensação, intuição e pensamento.

Para Jung, os sentimentos são essenciais na formação dos tipos psicológicos. Diferentemente de Freud, Jung enfatizava o poder dos arquétipos e do inconsciente coletivo na formação dos sentimentos individuais.

Behaviorismo de Skinner

B.F. Skinner, fundador do behaviorismo, minimizava inicialmente a importância dos sentimentos, concentrando-se estritamente no comportamento observável.

Para Skinner, sentimentos são respostas condicionadas a estímulos externos, sem um foco significativo nos processos internos.

Psicologia Cognitiva

Na psicologia cognitiva, sentimentos são estados internos que resultam da avaliação de eventos externos e internos. Eles são frequentemente estudados através da Teoria da Avaliação, onde emoções são respostas a avaliações cognitivas de situações.

A psicologia cognitiva enfoca como os pensamentos influenciam diretamente nossos sentimentos e comportamentos.

Psicologia Social

Na psicologia social, sentimentos são influenciados por fatores sociais e contextuais. Emoções como felicidade, tristeza e raiva são examinadas tanto no contexto das interações sociais quanto nas culturas.

Teorias como a de León Festinger sobre dissonância cognitiva estudam como sentimentos são alinhados ou desalinhados com crenças e comportamentos sociais.

Visão nas Neurociências

As neurociências exploram os sentimentos através da atividade cerebral. Estruturas como o sistema límbico (incluindo a amígdala e o hipocampo) são críticas na geração e regulação das emoções.

Neurotransmissores como serotonina e dopamina também desempenham papéis significativos na modulação do humor e dos sentimentos.

Técnicas como a ressonância magnética funcional (fMRI) são utilizadas para mapear a ativação cerebral correlacionada aos diferentes estados emocionais.

Visão na Ontopsicologia

Em Ontopsicologia, segundo Antonio Meneghetti, os sentimentos são definidos como “ser com o sentido ou sensação”, e também como uma “variação sensória ou emocional refletida e participada ao Eu consciente.

A Ontopsicologia enfatiza a importância do sentimento na formação da identidade pessoal e na correspondência entre o Em Si ôntico e o Eu lógico-histórico.

Sentimentos são instrumentos de auto-realização e são avaliados quanto à sua congruência com a lógica do ser, conforme a Ontopsicologia busca a integração das emoções numa harmonia psicoemocional que promove o desenvolvimento integral do indivíduo.

Conclusão

A etimologia e o estudo do sentimento através das várias correntes psicológicas e neurocientíficas confirmam a complexidade e a diversidade do conceito.

Cada abordagem oferece uma perspectiva diferente, desde a visão freudiana de repressão e expressão inconsciente até a análise comportamental observável de Skinner.

A visão ontopsicológica adiciona uma dimensão particular ao discutir sentimento como um fenômeno refletido no Eu consciente e congruente com o Em Si ôntico. Essa visão enfatiza a auto-realização e a harmonia psicoemocional, complementando outras abordagens com uma perspectiva integrativa e essencialista

Ver também

Aulas de Ontopsicologia

Referências

  1. MENEGHETTI, Antonio. Dizionario di Ontopsicologia. Roma: Psicologica Editrice, 2001. ISBN 88-86766-75-0
  2. MENEGHETTI, Antonio, Manuale di Ontopsicologia, Roma: Psicologica Editrice, 2008. ISBN 88-89391-35-9
  3. MABILIA, Valentina, MASTANDREA, Paolo, il Primo latino. Bologna: Zanichelli, 2015. ISBN 88-08337-15-4
  4. ROMIZI, Renato. Greco antico. Vocabolario Greco Italiano Etimologico e Ragionato. Bologna: Zanichelli, 2006. ISBN 88-08-08915-0
  5. BONOMI, Francesco. Vocabolario Etimologico, disponível em <etimo.it>

Voltar para Guia da Ontopsicologia