Masculino e Feminino na Dimensão do Líder foi tema do residence exclusivo para eles, realizado entre os dias 19-22 de Maio de 2022. Nesse mesmo período a Oriont organizou uma imersão só para elas, denominada Mulher & Poder, em outro local.
O residence masculino foi realizado no topo de uma montanha. Uma casa de cinema, com vista paradisíaca. Não havia local melhor para representar a força masculina, o yang, o exposto, o claro.
Elas, numa casa cravada na terra, tocando o mar. O ying, o escuro, o sombrio, o interno.
Foram momentos intensos e que exigiram empenho de cada participante. De um lado, os maiores traumas e dores sendo revistos, sendo superados, para uma transformação. Tudo isso muito suave, devido a presença forte da natureza, do oceano e a colaboração do grupo que buscava o mesmo objetivo.
Foram atividades de muita interação com a natureza, um mergulho no mundo-da-vida: passeios de barco, trilhas, fogueiras, tambores, fogos, culinária, imagogias, nascer e por do sol.
Ser líder não é para muitos, é para poucos. Ser líder da própria vida exige um refinamento, uma atitude estética, além de superar dores e traumas do passado para a construção de um presente e de um futuro diferente.
Criatividade é a palavra que define o líder, em cada momento encontra uma saída, uma solução, mais funcional para o momento, para seu negócio, para a sua vida. Nada fica estagnado, tudo se transforma em uma lógica que incrementa, que soma, que agrega valor.
Por que o feminino e o masculino devem ser trabalhados?
Identificamos que o feminino removido é uma grande dor tanto para as mulheres quanto para os homens. A necessidade de ter que dar conta, de ser o exposto, o melhor, o ying não se sustenta sem a devida atenção ao yang, ao escuro, ao sombrio, ao mundo inconsciente e subjetivo. Eis um ponto extremamente necessário para a evolução do ser humano.
A liderança perpassa por todas essas dimensões. Isso se considerarmos o líder aquela pessoa que agrega valor para si e para a sociedade, que incrementa um ambiente, que facilita a vida das pessoas e que produz vitalidade no seu meio.
Fica a reflexão e o convite para participar de outras atividades promovidas pela associação Oriont!