O conceito de unidade de ação é bastante utilizado na Ontopsicologia e, conforme explicado por Antonio Meneghetti, refere-se a um princípio formal inteligente que define a capacidade de uma forma ser inteligente e autônoma na totalidade da qual é parte.
A unidade de ação é o núcleo da individualidade de uma pessoa, que possui uma forma específica que a distingue de todas as outras e se constitui como um ponto de força no interior de uma totalidade unitária.
Além disso, o Em Si ôntico, ou a essência ontológica da pessoa, está centralmente envolvido na definição dessa unidade de ação, que é essencial para a compreensão da interação do indivíduo com seu ambiente, tanto no nível existencial quanto no histórico.
Segundo a Ontopsicologia, a unidade de ação é também uma manifestação de como o indivíduo reflete e absorve a realidade externa de forma integrada, revelando a identidade e funcionalidade do sujeito em seu mundo-da-vida.
Ela é essencial para o entendimento do campo semântico na existência do indivíduo e como ele age de acordo com a sua própria natureza íntima, fundamentada no Em Si ôntico.
Ver também
Aulas de Ontopsicologia
- Aula 01 – Introdução à Ontopsicologia
- Aula 02 – A Ontopsicologia como Teoria do Conhecimento
- Aula 37 – Intuição
- Ver todas as aulas de Ontopsicologia disponíveis
Referências
- MENEGHETTI, Antonio. Dizionario di Ontopsicologia. Roma: Psicologica Editrice, 2001. ISBN 88-86766-75-0
- MENEGHETTI, Antonio, Manuale di Ontopsicologia, Roma: Psicologica Editrice, 2008. ISBN 88-89391-35-9
- Grego Antigo: Liddell, H. G., Scott, R., Jones, H. S., & McKenzie, R. (1996). A Greek-English Lexicon. Oxford: Clarendon Press.
Voltar para Guia da Ontopsicologia