Etimologia
Latim persona originalmente se referia a uma máscara usada pelos atores no teatro romano.
Deriva de personare que significa “soar através de” ou “fazer soar”, pois as máscaras amplificavam as vozes dos atores. Com o tempo, “persona” passou a designar a própria identidade ou papel desempenhado pelos atores.
Grego πρόσωπο (prósopo), que também originalmente se referia a uma máscara usada pelos atores no teatro grego antigo. “Prósopo” é composto por “pros”, que significa “para” ou “em direção a”, e “opos”, que significa “rosto”. Assim, “prósopo” pode ser entendido como “rosto voltado para” ou “frente”.
Em Sânscrito a palavra que mais se aproxima do conceito de “pessoa” é पुरुष (puruṣa), que nos textos védicos é frequentemente traduzido como “ser humano”, “alma” ou “ser individual”. Essa palavra é usada para descrever o ser humano como um indivíduo distinto, muitas vezes contrastando com outros conceitos, como prakriti (natureza material) ou ātman (o eu interior ou alma).
Puruṣa também é usado para denotar o princípio espiritual ou consciente que anima o universo. Nesse contexto, puruṣa é muitas vezes contrastado com prakriti que representa a natureza material e não consciente.
Meneghetti sugere uma etimologia distinta. Para ele, “pessoa” deriva da expressão latina “per se esse”, que significa “ser por si”
Significados
De modo abrangente, o conceito de “pessoa” se refere a um ser humano individual com identidade própria e capacidade de raciocínio, capaz de “ser por si” e “ser para si mesmo”.
Na filosofia, a noção de “pessoa” está ligada à capacidade de autoconsciência, livre-arbítrio e moralidade.
Na psicologia, o termo “pessoa” abrange aspectos como personalidade, cognição e desenvolvimento humano.
Na sociologia, as pessoas são analisadas em relação à sociedade, cultura e interações sociais.
Em Ontopsicologia, “pessoa” é visto como uma unidade, uma unidade de ação de um sujeito que é representado com uma determinada entidade e fenomenologia:
- No íntimo de si mesmo;
- Como uma máscara social;
- Como um princípio de egoísmo sadio e responsabilidade existencial.
Projeção como Eu lógico-histórico por parte do Em Si ôntico.
Ver também
Aulas de Ontopsicologia
- Aula 03 – A psicoterapia ontopsicológica
- Aula 18 – Em Si ôntico e as 15 características
- Aula 12 – O Nascimento do Eu
- Aula 19 – Em Si ôntico
- Aula 10 – A Estrutura e a Dinâmica do Homem
- Ver todas as aulas de Ontopsicologia disponíveis
Referências
- MENEGHETTI, Antonio, Manuale di Ontopsicologia, Roma: Psicologica Editrice, 2008. ISBN 88-89391-35-9
- MABILIA, Valentina, MASTANDREA, Paolo, il Primo latino. Bologna: Zanichelli, 2015. ISBN 88-08337-15-4
- BONOMI, Francesco. Vocabolario Etimologico, disponível em <etimo.it>
- MENEGHETTI, Antonio. Dizionario di Ontopsicologia. Roma: Psicologica Editrice, 2001. ISBN 88-86766-75-0
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