Ontopsicologia

O Conceito de Saúde na Visão Ontopsicológica

A relação indivíduo-ambiente, dentro da proporção do Em Si ôntico do indivíduo, é essencial na visão de saúde da Ontopsicologia. Foto feita em 2020, durante a pandemia da COVID-19.

Introdução

Saúde” é um conceito multifacetado que envolve variados aspectos físicos, mentais, emocionais e sociais.

A Ontopsicologia oferece uma perspectiva única e integradora sobre o que constitui a saúde. Esta visão não apenas considera o bem-estar físico e mental, mas também abarca a funcionalidade existencial do ser humano.

Portanto, este artigo explora o conceito de saúde segundo a Ontopsicologia, destacando suas bases teóricas, metodológicas e práticas clínicas.

1. Fundamentos Teóricos

Conceito corrente de Saúde

O conceito de saúde está em constante evolução. De forma geral, é frequentemente definido como o estado de bem-estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doenças ou enfermidades.

Diversas abordagens da Medicina e da Psicologia tem procurado abarcar essa nova visão, muito mais centrada no bem-estar integral, do que na visão “antiquada” da saúde como ausência de doenças.

A Psicologia Cognitivo-Comportamental e a Psicanálise, por exemplo, tratam da saúde mental com foco em intervenções comportamentais e na compreensão dos processos inconscientes.

Já a Medicina, cada vez mais adota as PICS – Práticas Integrativas Complementares de Saúde -, inclusive com apoio dos Governos e Ministérios de Saúde.

Para uma visão contemporânea e abrangente sobre a noção de Saúde Intetrativa, recomendamos uma consulta ao material incrível disponível no website do CABSIN – Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa, segundo a qual:

A medicina e a saúde integrativas reafirmam a importância da relação entre o profissional e o paciente, concentram-se na pessoa como um todo, são informadas por evidências e recorrem a todas as abordagens terapêuticas e de estilo de vida, profissionais de saúde e disciplinas apropriadas para alcançar a saúde e a cura da melhor forma possível.

Saúde na Ontopsicologia

Definição

Na visão ontopsicológica, a saúde vai muito além da mera ausência de enfermidades; ela é a expressão plena e harmônica do Em Si ôntico, que é o núcleo inteligente e energético do indivíduo.

A saúde, na ótica da Ontopsicologia, é o resultado, ou consequência natural, de uma dinâmica precisa na vida de um indivíduo, quando há congruência entre o Eu lógico-histórico, a identidade construída por suas experiências e percepções, e o Em Si ôntico, a sua essência mais pura e fundamental.

Princípios de Saúde em Ontopsicologia

  1. Critério Organísmico: A saúde é vista como o estado de autonomia orgânica, onde cada parte do organismo funciona de maneira integrada e harmoniosa. A sanidade biológica é um reflexo da coerência entre o funcionamento biológico e as intenções da vida do indivíduo, que se expressa na forma do critério organísmico.
  2. Sinergia entre Eu e Ambiente: A saúde envolve uma funcionalidade não apenas interna (dentro do organismo individual), mas também uma abertura e integração com o ambiente circundante. A interação saudável com o ambiente é essencial para manter a saúde.
  3. Neutralidade Originária: Suspender o juízo sobre moralidades e normas sociais impostas permite que o indivíduo atue de acordo com a “moral ôntica” ou “moral da vida”, que é a capacidade de ler e seguir as diretrizes internas indicadas pelo Em Si ôntico.

2. Metodologias de Avaliação e Diagnose

Diagnóstico ou Diagnose?

Ao contrário das práticas de avaliação médicas e psicológicas mais tradicionais, que buscam identificar por meio dos sintomas uma doença específica, o que se faz por meio de entrevistas clínicas, testes e exames, questionários e inventários padronizados para medir aspectos específicos, a Ontopsicologia sempre esteve ligada à visão de vanguarda de saúde integrativa.

Em Ontopsicologia, busca-se primeiro uma compreensão integral do sintoma, problema ou doença como uma “linguagem”.

Eliminar a doença utilizando uma abordagem farmacológica, por exemplo, sem uma análise da esfera subjetiva, pode significar perder a oportunidade de compreender o que, no nível inconsciente, o indivíduo está tentando expressar por meio daquela linguagem.

Por esse motivo, a abordagem da Ontopsicologia co-existe com todas as demais abordagens, enquanto procura primeiro realizar uma diagnose completa, um entendimento completo da situação, pela via subjetiva, onde a doença ou sintoma é um símbolo, uma linguagem de expressão da realidade profunda do sujeito, deixando para o médico tudo aquilo que é o tratamento dos aspectos somáticos e manifestos da doença.

Avaliação na Ontopsicologia

Ferramentas de Diagnose

  1. Análise do Campo Semântico: O campo semântico é a comunicação-base que revela o estado funcional e psicológico concreto e atual do indivíduo. Através dele, é possível identificar se os vetores que estão estruturando a energia em um sujeito estão em sincronia ou em conflito com o critério organísmico, que é a primeira fenomenologia do Em Si ôntico.
  2. Análise Onírica: Os sonhos são considerados uma janela direta para o estado psíquico do indivíduo, fornecendo informações sobre onde há distúrbios e como corrigir esses desequilíbrios. A análise dos sonhos, na Ontopsicologia, pode revelar a origem e evolução de problemas de saúde.
  3. Diagnose através do Em Si Ôntico: Este método envolve identificar e isolar o núcleo essencial do indivíduo para medir a sanidade biológica e funcional. Um critério essencial de saúde é quando as ações do indivíduo estão alinhadas com o seu Em Si ôntico.

3. Aplicações Clínicas

Intervenções na Psicologia Tradicional

As práticas clínicas na Psicologia incluem a Terapia Cognitivo-Comportamental, a Psicanálise, a Terapia Humanista, entre outras, que focam tipicamente na resolução de sintomas específicos, na modificação de comportamentos disfuncionais e na exploração dos processos inconscientes.

Intervenções na Ontopsicologia

Psicoterapia de Autenticação

A psicoterapia ontopsicológica, ou psicoterapia de autenticação, tem como principal objetivo realinhar o Eu lógico-histórico com o Em Si ôntico. Para tanto, utiliza métodos como a análise do campo semântico e dos sonhos, promovendo a metanóia (mudança de consciência) para uma nova visão baseada na realidade e não em estereótipos.

Abordagem Psicossomática

Igualmente importante, a Ontopsicologia coloca um forte ênfase na psicossomática, onde as causas das doenças são vistas como predominantemente psíquicas. Intervenções visam restaurar a harmonia entre corpo e mente através da relação entre consciência e intencionalidade do Em Si ôntico, conforme revelada pelo critério organísmico.

4. Benefícios e Resultados Esperados

Visão Tradicional

Os benefícios das intervenções tradicionais incluem a redução de sintomas, a melhora na funcionalidade diária, e o aumento do bem-estar mental e emocional. Terapias específicas têm resultados comprovados para variados transtornos psicológicos e comportamentais.

Ontopsicologia

Por outro lado, os resultados esperados da prática ontopsicológica incluem a resolução de sintomas psicossomáticos, a elevação do estado de bem-estar integral, e a realização do potencial do indivíduo conforme o seu Em Si ôntico. A saúde, segundo a Ontopsicologia, é uma consequência natural da sintonia perfeita entre a ação consciente e a essência ontológica do ser.

Conclusão

Finalmente, a visão ontopsicológica da saúde é uma abordagem inovadora que integra os aspectos biológicos, psicológicos e ontológicos do ser humano. Ao realinhar o indivíduo com seu núcleo essencial, a Ontopsicologia promove uma saúde holística que vai além da mera ausência de doença, alcançando um estado de completude e autorrealização. Portanto, este conceito revolucionário oferece novas direções tanto para a prática clínica quanto para a pesquisa científica, ampliando nossos horizontes sobre o que significa ser verdadeiramente saudável.

Ver também

Aulas de Ontopsicologia

Referências

  1. AZEVEDO, Erico. Is there an information field in the lifeworld? Empirical approach with physical distance and Faraday shielding to test a non-local communication phenomenon with human beings. Tese de Douturado em Egenharia Elétrica, 2020. FEEC/UNICAMP.
  2. AZEVEDO, Erico, O método ontopsicológico na clínica psicológica contemporânea. Tese de Doutorado em Psicologia, 2017. PUC/SP.
  3. MENEGHETTI, Antonio. Campo semantico. Roma: Psicologica Editrice, 2005.
  4. MENEGHETTI, Antonio. Dizionario di Ontopsicologia. Roma: Psicologica Editrice, 2001. ISBN 88-86766-75-0
  5. MENEGHETTI, Antonio. Manuale di Ontopsicologia. Roma: Psicologica Editrice, 2008. ISBN
  6. MENEGHETTI, Antonio. Imagine alfabeto dell’energia. Roma: Psicologica Editrice, 2010. ISBN

Voltar para Guia da Ontopsicologia